Educacao
ESCOLA CONSCIENTIZA ALUNOS SOBRE CONSUMISMO
A Escola Municipal Vinícius de Morais vem obtendo números bem expressivos com o projeto “Crescendo no Cálculo”, concebido para conscientizar os alunos sobre o consumo consciente e a preservação do meio ambiente.
O objetivo maior foi trabalhar a conscientização sobre o consumismo e o que fazer com materiais recicláveis. O ato de juntar tampinhas e dar a elas a destinação adequada colabora com a natureza e ameniza um problema social que é a alimentação dos animais de rua, já que o material coletado é trocado por ração e tratamento veterinário.
Ao longo do projeto foram trabalhados temas como família, organização, engajamento e perspectiva; entre os alunos, cooperação, meio ambiente, saúde e cuidado; e com os professores, seriação, percepção visual, classificação, contagem, tamanhos, formas e outros.
A iniciativa é interdisciplinar pois congrega conteúdos de História, Matemática e Consciência Ambiental. A criação foi da professora Gizele Ribeiro dos Santos, que desenvolveu o projeto institucional e iniciou as atividades ainda em 2023. “O programa começou no ano passado com os estudantes dos quintos anos ‘A’ e ‘B’ na disciplina de História, tendo como tema central o consumo na sociedade”, explicou a professora.
A coleta de tampinhas de garrafas plásticas busca incentivar os estudantes a refletirem sobre o impacto dos materiais recicláveis quando descartados na natureza. Dada a boa recepção junto à comunidade escolar e os resultados alcançados, em 2024 o projeto foi ampliado para envolver toda a escola, inclusive com atividades em Matemática, que ajudam a solidificar conceitos de classificação, contagem, seriação, percepção visual e geometria.
A professora lembra que em 2023 foram juntados cerca de nove quilos de tampinhas. Com engajamento de toda a escola, neste ano a estimativa é de coletar em torno de 500 kg. Gizele agradece o envolvimento de todos no projeto, servidores, professores, alunos e familiares, e também a comunidade geral, a casa agropecuária Agro Mendes e o bloco de ensino de 0 a 3 anos da escola, que foram locais de coleta no prazo de 60 dias.