Educacao
Alunos do 9.º ano da Escola Adventista tiveram uma experiência de imersão em sala de aula
Cópia e transmissão da Bíblia
Uma das perguntas mais frequentes quando se trata de Ensino Religioso é: Como posso confiar que a Bíblia não foi adulterada ao longo da história? Para responder a essa pergunta, alunos do 9.º ano da Escola Adventista de Umuarama tiveram uma experiência de imersão em sala de aula.
Foi criado um ambiente que buscava ambientá-los em um mosteiro medieval – ambiente escuro, luz de velas, música característica. Ali o professor, vestido como monge, ensinou na prática como aconteciam os processos de cópia, recópia e tradução dos textos da Bíblia, apresentando também as dificuldades do processo, bem como a forma de lidar com a divergência das cópias.
Ao final, os alunos puderam entender melhor o importante papel dos copistas e da Igreja Católica na preservação da Bíblia e, assim, compreender que podemos ter certeza da autenticidade do texto bíblico como o temos hoje.
JÚRI SIMULADO
Com o objetivo de trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos de História (Reforma Protestante) e Ensino Religioso (Julgamento ao próximo), a Escola Adventista de Umuarama promoveu um júri simulado com os alunos dos 7.º anos do Ensino Fundamental.
Nesta atividade eles foram divididos entre defesa e acusação sobre um caso de possível omissão por parte do reformador Martinho Lutero em relação à morte de Miguel Servet, também reformador.
O objetivo era que os alunos se debruçassem sobre uma questão em que não há uma resposta pronta disponível e, assim, fossem estimulados a buscar várias fontes de informação, cruzar os dados disponíveis, argumentar e trabalhar em equipe.
Após semanas de pesquisa e discussões em sala de aula, o momento tão esperado do júri chegou, trazendo a necessidade da comunicação, articulação dos argumentos e contra-argumentos e, claro, aquele nervosismo que é de se esperar.
Após diversas falas da defesa, da acusação e também de testemunhas, interpretadas pelos professores, o veredicto foi favorável à defesa. Mas, com certeza, todos ganharam muito em conhecimento e habilidades desenvolvidas.