Educacao
Alunos do 9.º ano da Escola Adventista tiveram uma experiência de imersão em sala de aula
![Alunos do 9.º ano da Escola Adventista tiveram uma experiência de imersão em sala de aula Alunos do 9.º ano da Escola Adventista tiveram uma experiência de imersão em sala de aula](/upload/artigos/1951/capa_educacao_view.jpg)
Cópia e transmissão da Bíblia
Uma das perguntas mais frequentes quando se trata de Ensino Religioso é: Como posso confiar que a Bíblia não foi adulterada ao longo da história? Para responder a essa pergunta, alunos do 9.º ano da Escola Adventista de Umuarama tiveram uma experiência de imersão em sala de aula.
Foi criado um ambiente que buscava ambientá-los em um mosteiro medieval – ambiente escuro, luz de velas, música característica. Ali o professor, vestido como monge, ensinou na prática como aconteciam os processos de cópia, recópia e tradução dos textos da Bíblia, apresentando também as dificuldades do processo, bem como a forma de lidar com a divergência das cópias.
Ao final, os alunos puderam entender melhor o importante papel dos copistas e da Igreja Católica na preservação da Bíblia e, assim, compreender que podemos ter certeza da autenticidade do texto bíblico como o temos hoje.
JÚRI SIMULADO
Com o objetivo de trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos de História (Reforma Protestante) e Ensino Religioso (Julgamento ao próximo), a Escola Adventista de Umuarama promoveu um júri simulado com os alunos dos 7.º anos do Ensino Fundamental.
Nesta atividade eles foram divididos entre defesa e acusação sobre um caso de possível omissão por parte do reformador Martinho Lutero em relação à morte de Miguel Servet, também reformador.
O objetivo era que os alunos se debruçassem sobre uma questão em que não há uma resposta pronta disponível e, assim, fossem estimulados a buscar várias fontes de informação, cruzar os dados disponíveis, argumentar e trabalhar em equipe.
Após semanas de pesquisa e discussões em sala de aula, o momento tão esperado do júri chegou, trazendo a necessidade da comunicação, articulação dos argumentos e contra-argumentos e, claro, aquele nervosismo que é de se esperar.
Após diversas falas da defesa, da acusação e também de testemunhas, interpretadas pelos professores, o veredicto foi favorável à defesa. Mas, com certeza, todos ganharam muito em conhecimento e habilidades desenvolvidas.