Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
ABRIL AZUL
Escolas de Umuarama terão ações para o Dia Mundial do Autismo
Neste ano o tema da campanha é ‘Lugar de Autista é em todo lugar!’
Publicado em 30/03/2022 às 13:54 Ítalo
Escolas de Umuarama terão ações para o Dia Mundial do Autismo

Desde 2018 Umuarama tem em seu calendário oficial o Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, comemorado no mundo todo em 2 de abril.

E com o objetivo de informar e conscientizar toda a sociedade sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, profissionais da Secretaria Municipal de Educação preparam uma série de ações, principalmente nas unidades educacionais do município.

Segundo a secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, o objetivo principal é reduzir o preconceito contra a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), defendendo seus direitos. “A data busca divulgar informações a respeito do TEA, para que pessoas com e sem a deficiência eliminem as barreiras sociais, possibilitando que tenham seus direitos garantidos e possam ocupar variados espaços sociais, como lazer, cultura, religião, educação e trabalho”, resume.

O Dia Mundial do Autismo, ou Dia Municipal da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, é comemorado em várias cidades brasileiras por meio de atividades como palestras e eventos públicos. “Cada unidade educacional realizará suas próprias ações e neste ano o tema da campanha é ‘Lugar de Autista é em todo lugar!’. É um momento muito importante para esclarecimentos e orientações sobre esse tema, que cada vez mais ganha espaço nos debates e na vida das pessoas”, comenta Mauriza.

Ela relata ainda que a coordenadoria de Educação Especial apresentou várias orientações às unidades educacionais, como reunir os estudantes no pátio e apresentar informações por meio de textos, músicas, vídeos, dramatizações, poesias e outros; palestras com a comunidade; confecção de cartazes, folheto, bilhetes e cartas feitos pelos estudantes, com o objetivo de orientar pais e familiares a respeito do tema, apresentação de vídeos que podem ser encontrados no Youtube (‘Coisas fantásticas acontecem’, ‘A história de Marcelo’, do Ziraldo e ‘Turma da Mônica – Autismo’), tirinha de Maurício de Souza para o Dia Mundial do Autismo e apresentação de clipe da música ‘Só Você’, de Rosângela Lopes, entre outros”, finaliza.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também