Educacao
Em Umuarama, apenas 7 colégios voltaram às aulas
200 colégios estaduais paranaenses, em 68 municípios, retornaram às aulas presenciais dia (10), adotando o modelo híbrido de ensino. Nesse sistema, parte dos alunos vai para salas de aula e parte permanece em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes ao mesmo tempo.
O retorno acontece em 15 dos 32 Núcleos Regionais de Educação, a maioria na região Oeste do Estado, sendo 55 colégios no NRE de Toledo, 27 no NRE Foz do Iguaçu, 22 no NRE Cascavel e 19 no NRE Umuarama. Os demais colégios estaduais permanecem no ensino remoto (por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos) e devem retornar às atividades presenciais gradualmente, ao longo das próximas semanas.
O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto (que inclui as plataformas digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso), que acontece desde o início deste ano letivo, em 18 de fevereiro.
EM UMUARAMA APENAS 7 ESCOLAS
Em Umuarama apenas sete colégios estaduais retornaram às aulas presenciais: Monteiro Lobato, Hilda Kamal, Paulo Tomazinho, Bento Mossurunga, José Balan, Zilda Arns e Lourenço Filho (no distrito de Serra dos Dourados).