Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile natal
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner mobile tecnico em podologia
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - Banner mobile
Anúncio - banner móbile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - campanha nova mobile
ROTINA
Aumento da ansiedade causa estresse em jovens
Excesso de trabalho ou estudo e problemas familiares são as causas mais comuns
Publicado em 20/11/2019 às 16:26 Ítalo
Aumento da ansiedade causa estresse em jovens

Todo jovem, principalmente aquele que trabalha e estuda ou está em fase pré-vestibular, já passou por algum período de ansiedade ou estresse. A quantidade de coisas para fazer pode gerar uma frustração e, na pior das hipóteses, atrapalhar a execução das tarefas diárias.

Quer saber como evitar o estresse e ter uma rotina saudável? Exercício cerebral, atividades físicas e alimentação balanceada estão entre as maneiras de acalmar os nervos.

Separamos dicas para que você consiga dar conta de todas as suas atividades de forma produtiva e ainda ser uma pessoa calma!

O estresse e seus tipos

Segundo a Associação Americana de Psicologia, existem três tipos de estresse: o agudo, agudo episódico e o estresse crônico. As causas e as formas de manifestação é que diferenciam os gêneros existentes.

No caso do estresse agudo, um fato ou um momento causam instabilidade de humor, apreensão, insegurança e ansiedade. Outros sintomas também podem aparecer, como dor nas costas, na cabeça, dores musculares e até mesmo mãos suando, aumento na pressão e diarreia.

Por sua vez, o estresse agudo episódico traz sintomas mais prolongados e graves, como enxaquecas, hipertensão, dor no peito, doenças cardíacas e as sensações mencionadas anteriormente.

Por fim, o estresse crônico ocorre quando uma pessoa fica estressada de maneira contínua, com poucos momentos de descontração. Neste caso, os sintomas não vão embora e ainda podem evoluir para uma depressão.

Quando o estresse está crônico, a pessoa sente cansaço, esgotamento, não consegue desligar a mente para relaxar, fica triste, não sente prazer em fazer coisas que gosta, tem dificuldades para dormir e começa a ter pensamentos negativos, relacionados ao fracasso.

A rotina estressante dos jovens

Engana-se quem pensa que o estresse é sentido apenas por adultos, que estão trabalhando em uma função que exige muitas responsabilidades. Desde cedo os jovens já começam a passar por situações que geram estresse.

E não é só trabalhar e estudar que pode deixar os jovens mais estressados. Problemas familiares, conflitos sociais, falta de dinheiro, preocupação com o futuro, relacionamentos amorosos e a própria rotina no trânsito ou transporte público pode desencadear o estresse.

Segundo a cardiologista do HCor, Dra. Ieda Maria Liguori, estes fatores podem causar problemas muito maiores do que os sintomas do estresse. Há o risco do desenvolvimento de doenças do coração, como aumento da pressão arterial, taquicardia e coronariopatia.

O jovem que passa por diversas situações de estresse também pode perder a capacidade de concentração, ter problemas de memória, irritabilidade, perder ou ganhar peso de forma exagerada, o que pode aumentar ainda mais a ansiedade e tornar-se um ciclo vicioso.

Como lidar com o estresse

Para quebrar o ciclo do estresse e evitar que as consequências de ficar estressado tornem-se mais um motivo para se sentir ansioso, existem algumas atitudes simples que você pode tomar.

Para obter bons resultados no trabalho e nos estudos, por exemplo, é recomendada a prática da ginástica cerebral. Com atividades estimulantes e divertidas, é possível evitar o estresse e ainda manter a mente ativa para garantir produtividade e boa memória.

O Método SUPERA é uma rede de escolas que oferece o curso de ginástica para o cérebro, que além de mandar o estresse para longe, aumenta a criatividade, a concentração, a capacidade de raciocínio lógico, a autoestima e até mesmo a coordenação motora.

Aliar o método a atividades físicas e alimentação saudável é a chave para uma vida sem estresse e com muito sucesso, no trabalho, nos estudos e nas relações sociais!

Em Umuarama

A Rede Supera está em Umuarama e convida você a experimentar uma aula grátis. Para marcar, entre em contato: (44) 99166-3284 ou Av. Paraná, 5885 - 2 - Zona III, Umuarama - PR, 87502-000 - ao lado do Supermercado Cidade Canção.

E neste mês de novembro uma promoção especial espera por você: Descontos de até 50% estão disponíveis para novos alunos!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também