Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
ARTE E MENTE
Traga novidades para seu cérebro: Descubra-se na arte!
As diferentes técnicas artísticas oferecem a oportunidade para o desenvolvimento cerebral
Publicado em 15/10/2019 às 15:42 Ítalo
 Traga novidades para seu cérebro: Descubra-se na arte!

A aprendizagem de uma nova informação está inevitavelmente ligada à história do homem, às novidades fornecidas ao seu cérebro, à sua construção enquanto um ser social, com capacidade de adaptação e enfrentamento de desafios.

De modo geral, cada indivíduo tem seu processo de aprendizagem. Cada um possui uma maneira de utilizar seus fatores mentais, afetivos e fisiológicos ao aprender, perceber, interagir e criar estratégias frente à uma aprendizagem, facilitando a sua compreensão, sua assimilação, sua recuperação e o uso da informação aprendida. Ou seja, a aprendizagem é um tipo de descoberta! Entretanto, sabemos que ela oferece caminhos e um deles é a arte e suas formas de expressões artísticas.

Segundo o Roteiro da Educação Artística publicado pela UNESCO no ano de 2006, as diferentes linguagens da arte oferecem oportunidades únicas para compreendermos e criarmos a nossa identidade pessoal; estimulando a nossa tomada de decisões participativas e motivando-nos para uma aprendizagem ativa, criativa e questionadora.

Entende-se a importância de inserirmos a arte em nossa rotina, seja como o eu artesão, o eu dançarino, o eu pintor, o eu cantor, ou poeta. A arte nos prepara para a incerteza do futuro, para respondermos a problemas e para lidarmos com tecnologias que ainda não foram desenvolvidas.

Neste sentido, é importante refletir nos pensamentos do filósofo alemão Nietzsche, que destaca que não há uma “origem”, há, sim, “o infinito desdobramento, a constante transformação, a proliferação de sentidos, ou seja, a criação”. Surgindo em nós a vontade de potencializar habilidades, a vontade de criar que se contrapõe à “vontade de verdade” de sermos apenas seres pensantes.

Para o filósofo alemão, a arte – mais do que algo feito por artistas, especialistas, ou como instituição e como obra – é uma atividade propriamente criadora, uma força artística presente não somente no homem, mas em todas as coisas.

Neste sentido fica a reflexão, quais as suas vontades, atividades ou aprendizagens feitas com ou na arte? Descubra-se e arrisque-se ás novas aprendizagens artísticas, utilize sua motivação, sua apreensão para a aquisição, a retenção, a rememoração do desempenho. A arte te mostrará caminhos para o autoconhecimento e uma boa autoestima, uma vez que somos os artistas da nossa vida.

Poderíamos pensar como os grandes filósofos, em sermos os poetas de nossas vidas, buscando assim novas experiências e redescobertas, para adentrarmos no universo criativo da vida cotidiana.

Supera em Umuarama

Você pode ganhar uma aula experimental gratuitamente! Basta ligar para (44) 99166-3284 e agendar seu horário. A escola Supera fica ao lado do Supermercado Cidade Canção - Av. Paraná, 5885 – 2, em Umuarama!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também