Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
SUPERA
É jogando que se aprende!
Especialista explica como os jogos favorecem o raciocínio e as habilidades interpessoais
Publicado em 08/07/2019 às 18:43 Ítalo
É jogando que se aprende!

Cada vez mais, empresas e escolas estão retomando o uso dos tradicionais jogos de tabuleiro para exercitar habilidades cognitivas e socioemocionais em seus colaboradores e alunos.

Com a chegada dos games na internet, sobretudo os voltados para desenvolvimento específico das habilidades do cérebro, a atividade está se tornando ainda mais popular e acessível.

Veja os benefícios dos jogos com a especialista em desenvolvimento cognitivo Solange Jacob, diretora nacional do Supera Ginástica para o Cérebro. Nesta entrevista, Jacob explica como podemos melhorar nossa performance com jogos, utilizando estes benefícios para ir bem na carreira, nos estudos e nas relações pessoais.

Como as brincadeiras e os jogos de tabuleiros estimulam o cérebro das crianças?

Solange Jacob: Os jogos pedagógicos e as atividades lúdicas estão ganhando cada vez mais espaço na inovação das metodologias de ensino e aperfeiçoamento dos processos de aprendizado, principalmente, quando o objetivo é o desenvolvimento global do aluno.

Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural.

É possível considerar o uso do jogo como fundamental no âmbito escolar quando se trabalha com grupos.

Os jogos em grupo encorajam o desenvolvimento da autonomia intelectual e da habilidade social das crianças. Como aspectos igualmente importantes e complementares, pode-se dizer que os jogos em grupo incentivam o pensamento crítico saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, a expressão de sentimentos e de ideias, a iniciativa e o questionamento.

Os pedagógicos permitem que a criança busque compreender outros pontos de vista, coordenando ou administrando essas diferenças individuais no modo de pensar.

O brincar permite um jogo de imaginação no qual a criança desenvolve atenção e concentração, além de exprimir o que sente, desenvolvendo o aspecto socioemocional. Proporciona o “aprender fazendo”.

Faça como o Enzo Pasquinelli, de 10 anos de idade, e aprenda mais com Supera: “Eu era distraído na escola, mas depois que comecei a fazer Supera, passei a aprender com mais facilidade. Minhas notas também melhoraram!” Enzo já é aluno Supera há um ano e seus pais, Letícia e Gilberto, indicam a Ginástica para o Cérebro, especialmente para quem tem falta de concentração.

Quantas vezes por semana as pessoas deveriam jogar? Por quê?

Não existe uma frequência mais indicada e, sim, um equilíbrio entre os diferentes tipos de experiências. O cérebro precisa de novidade, ou seja, jogos novos e variados e que tenham um grau de desafio crescente. Este é, aliás, o princípio da ginástica cerebral seguido no SUPERA. Experiências de qualidade devem ser variadas e ter constância. Jogar um jogo várias vezes é outro fator importante.

A cada novo contato com o mesmo jogo, suas estratégias serão mais elaboradas e serão adicionadas as estratégias anteriores. O cérebro precisa de repetição para fortalecer padrões neurais, então repetir o mesmo jogo, intercalando com outros jogos, é uma ótima forma de “ginástica” para o cérebro.

O ideal é acrescentar à sua agenda semanal um tempo para jogos de qualidade e principalmente jogos coletivos, pois a interação social é fundamental para uma boa saúde do cérebro.

Supera Umuarama

Na unidade Supera, em Umuarama, as crianças participam de jogos coletivos e individuais. Desenvolvendo habilidades como persistência, empatia, inteligência, entre outras!

Para saber mais sobre o método Supera, ligue para (44) 3624-4060 ou (44) 99166-3284 WhatsApp ou ganhe uma aula grátis, CLICANDO AQUI

Edição e fotos: Thais Polesi

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também