Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
PAIXÃO PLANETÁRIA!
O MUNDO INTEIRO COMEMORA O DIA DO CAFÉ!
Depois da água é a bebida mais consumida no planeta. E tem até uma data especial em sua homenagem: 14 de abril!
Publicado em 08/04/2024 às 11:47 Italo
O MUNDO INTEIRO COMEMORA O DIA DO CAFÉ!

Na mesa do café da manhã, depois da refeição, no meio da tarde, não existe um horário certo para tomar um bom cafezinho. Seja carioca, pingado, cappuccino, americano, descafeinado ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. Tem quem tome o dia todo e aqueles que não gostam, mesmo assim, ele continua sendo soberano na vida da população.

Um levantamento da Embrapa divulgado em 2023 estima que, anualmente, são consumidas 170,3 milhões de sacas de 60kg de café no mundo todo. Aqui no Brasil, dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) indicam que o consumo do grão entre novembro de 2022 e outubro de 2023 chegou a 21,3 milhões de sacas, o que coloca o País como o segundo maior consumidor de café do planeta.

Com esses dados, o café tornou-se a segunda bebida mais consumida mundialmente, perdendo apenas para a água! A paixão pelo café é tão grande que até ganhou uma comemoração especial: em 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café!

De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a safra brasileira de café para o período 2024 tem projeção de alcançar 66,65 milhões de sacas de 60 quilos, representando um aumento expressivo de 13% em relação à temporada anterior.

Essa estimativa indica uma expectativa otimista para a safra de café no Brasil em 2024. Os números mostram que o valor do produto no mercado externo pode favorecer a exportação.

É importante destacar que no Brasil existe também uma data especial alusiva à bebida, festejada em 24 de maio – é o Dia Nacional do Café foi instituído, merecidamente, em 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), para homenagear a história e a cultura do café no Brasil, que é o maior produtor e exportador de café do mundo.

A LENDA DO CAFÉ

Há muitas lendas a respeito do surgimento do café. A mais significativa é datada do século IX, na região de Kaffa, nas terras altas da Etiópia, por um pastor de cabras chamado Kaldi. De acordo com a história, o jovem pastor observava suas cabras comerem os frutos vermelhos de um arbusto na encosta de uma montanha e, em seguida, elas ficavam frenéticas, saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias sem demonstrar sinais de cansaço.

Kaldi passou a alimentar as suas cabras com esses frutos vermelhos e logo resolveu experimentar. Ao perceber que estava mais alegre e bem-disposto, levou um ramo do arbusto para o monastério local e contou sua história para um monge. O monge declarou que aquilo era obra do diabo e queimou o ramo no pátio do monastério.

Intrigado pelo aroma dessa queima, outro monge mais velho colheu as cinzas e fez uma infusão. Além do incrível aroma exalado na preparação, ele percebeu que a bebida lhe deu energia e acabou com o sono que sentia durante as orações matinais. Os relatos se espalharam rapidamente e todos queriam provar os frutos vermelhos.

Logo, o café conquistou o mundo, porém, nessa época, o grão era cultivado a sete chaves pelos árabes, e países como Alemanha, França e Itália buscavam desesperadamente uma forma de ter um café para chamar de seu. Quando os holandeses finalmente conseguiram algumas mudas, o plantio do café se espalhou...

UMA ROTINA EQUILIBRADA COMEÇA COM UM CAFEZINHO!

Já tomou o seu cafezinho hoje? Aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma série de nutrientes. Seu principal composto ativo, a cafeína, é responsável por estimular o sistema nervoso, manter a atenção, o bom humor, ajudar no processo de respiração e de digestão.

O consumo regular do café, além de auxiliar na prevenção do Alzheimer e da doença de Parkinson, contém substâncias antioxidantes que eliminam os radicais livres e defendem o sistema imunológico.

O CAFÉ ALIVIA OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO E DO ESTRESSE

A bebida também alivia o estresse, reduz a glicose e a insulina, auxilia a liberação de gordura no corpo, diminui a fadiga dos músculos respiratórios, ameniza os sintomas da depressão, melhora a visão e aumenta a expectativa de vida.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também