Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - RESIDÊNCIA MÉDICA
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
APAGÃO PROVOU:
SEM INTERNET O MUNDO INTEIRO PÁRA, O BRASIL INCLUÍDO...
Um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, gerou impactos em empresas e serviços de vários países, incluindo o Brasil.
Publicado em 23/07/2024 às 17:09 Italo
SEM INTERNET O MUNDO INTEIRO PÁRA, O BRASIL INCLUÍDO...

Um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, gerou impactos em empresas e serviços de vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, empresas aéreas, bancos e o serviço hospitalar tiveram fortíssimos impactos em suas operações.

A empresa Crowdstrike confirmou que a "pane global" na sexta-feira se deve a uma “atualização defeituosa” de um software de cibersegurança, o CrowdStrike Falcon. A companhia disse que o foco do problema já foi identificado e que o processo de conserto está em andamento.

O QUE FOI AFETADO PELO APAGÃO CIBERNÉTICO GLOBAL?

O "apagão" causou a interrupção de sistemas informáticos de voos nos Estados Unidos e muitos outros países, transmissões de televisão no Reino Unido, telecomunicações na Austrália, entre outros problemas. Mais de mil voos foram cancelados no planeta em decorrência da pane, segundo a rede britânica BBC. O serviço público de saúde do Reino Unido reportou interrupção na atenção básica, mas disse que o atendimento de emergência não sofreu impactos.

"O fabricante do software afetado comunicou uma solução alternativa que deveria ser implementada pelas pessoas afetadas", disse o porta-voz do Ministério do Interior da Alemanha, Mehmet Ata, durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que "não há indicação de um ataque cibernético".

O QUE CAUSOU O APAGÃO CIBERNÉTICO GLOBAL?

O CEO da Crowdstrike, George Kurz, disse que o problema ocorreu por causa de um "defeito na atualização de conteúdo" da plataforma Falcon, e não de um ataque cibernético. "Crowdstrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento", disse.

A Microsoft disse em comunicado que está tomando “ações de mitigação” em resposta a problemas na prestação de serviço. Não ficou claro se isso estava relacionado às interrupções globais.

O QUE É CROWDSTRIKE FALCON

Especialista da Universidade de Melbourne, Toby Murray explicou que o problema está ligado a uma ferramenta de segurança chamada Crowdstrike Falcon. A plataforma foi o primeiro produto lançado pela Crowdstrike, em 2013, para fornecer proteção de endpoint e inteligência contra ameaças.

CrowdStrike é uma empresa global de segurança cibernética e inteligência de ameaças — disse Murray. — Falcon é conhecido como uma plataforma de detecção e resposta de endpoint, que monitora os computadores nos quais está instalado para detectar invasões (ou seja, ações de hackers) e responder a elas.

IMPACTO GLOBAL 'ENORME'

A pesquisadora de segurança cibernética da Universidade da Austrália do Sul, Jill Slay, disse que o impacto global das interrupções provavelmente será “enorme”.

As principais companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam todos os voos na sexta-feira devido a um problema de comunicação, de acordo com a Administração Federal de Aviação. Os voos foram suspensos no aeroporto de Berlim Brandenburg, na Alemanha, devido a um “problema técnico”, disse uma porta-voz à AFP.

FONTE: Com informações de O Globo

Imagem: ilikeyellow/Shutterstock e Metrópoles

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também