Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
INVERNO, FRIO OU GELADO?
Por que a temperatura não define o frio que sentimos?
Entenda a sensação térmica, que é como sentimos a temperatura do ar
Publicado em 18/07/2022 às 09:59 Italo
Por que a temperatura não define o frio que sentimos?

Já aconteceu com você de viajar de uma cidade para outra que indicam a mesma temperatura, mas quando você chega ao destino a sensação térmica é diferente? Isso acontece porque as sensações térmicas nas duas cidades são diferentes.

A sensação térmica é a temperatura aparente que o nosso corpo sente quando está exposto a determinadas situações de umidade do ar e velocidade do vento. A temperatura real do ar combinada com esses fatores faz com que nosso corpo sinta que está mais frio ou mais quente.

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

Mas quando falamos em sensação térmica de frio, o vento é o principal fator que interfere na temperatura percebida. O movimento do ar "rouba" o calor do corpo, então, quanto mais vento, mais calor se perde.

Além dessas circunstâncias, fatores individuais podem afetar na temperatura sentida, como gordura corporal, tamanho, características metabólicas, uso de remédios etc. O que também interfere na sensação de mais ou menos frio é a quantidade de vestimenta usada para encarar as baixas temperaturas.

COMO A SENSAÇÃO TÉRMICA É CALCULADA?

A sensação térmica de calor (formalmente chamada de índice de calor) e a sensação térmica de frio são temperaturas obtidas por meio de fórmulas físico-matemáticas, que estão disponibilizadas em calculadoras pré-prontas. É o caso da calculadora disponibilizada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina.

Nessas fórmulas, é preciso inserir a temperatura do ar, em graus Celsius, e a velocidade do vento, em quilômetros por hora, para calcular a sensação de frio. No caso do índice de calor, insere-se temperatura do ar (em °C) e o percentual de umidade relativa do ar.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também