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QUE SUFOCO, HEIN!
Tá todo mundo pedindo dinheiro emprestado...
Quase 80% da população recorreu ao crédito na pandemia
Publicado em 28/07/2021 às 14:18 Italo
Tá todo mundo pedindo dinheiro emprestado...

Neste período de pandemia, quase 80% dos brasileiros utilizaram alguma fonte de crédito e 32% recorreram seis vezes ou mais ao crédito. As informações fazem parte do estudo “O papel do crédito em um momento de retomada“, realizada pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, entre os dias de 22 junho e 2 de julho de 2021. A pesquisa também apontou que 62% das pessoas ouvidas usaram o cartão de crédito; 14% emprestaram dinheiro de amigos ou familiares; 12% apelaram para o cheque especial e 10% fizeram empréstimo pessoal sem garantia.

O objetivo do estudo da Serasa foi entender como tem sido a busca por crédito durante a pandemia e qual é a percepção dos brasileiros sobre o seu papel para a retomada. Segundo a pesquisa, a tomada de crédito neste segundo momento visa a compra de itens essenciais e o pagamento de dívidas. Entre aqueles que pretendem utilizar crédito no pós-pandemia, o cartão de crédito continuará sendo a fonte mais procurada de recursos e buscada principalmente em bancos tradicionais e digitais.

BRASILEIRO CONTINUARÁ DEPENDENDO DE CRÉDITO

De acordo com a gerente da Serasa, Amanda Rapouzo, o estudo reforça a tendência de que o brasileiro precisará de crédito para recomeçar e a dúvida será escolher a melhor alternativa com tantas opções no mercado. “Acreditamos que uma vida financeira saudável só é possível se você for capaz de identificar a melhor alternativa para o seu caso. O Serasa eCred, marketplace de crédito da Serasa, vem para democratizar o acesso ao crédito e ajudar nesta decisão. Seja em grandes bancos ou em bancos digitais, é importante que o consumidor tenha uma clara visão das ofertas que ele tem ao seu dispor e possa escolher o que melhor se adequa ao seu perfil e orçamento”, explica. O aumento expressivo no tráfego de internet no Brasil registrado no último ano também é refletido em como os consumidores têm se informado: meios digitais como sites, aplicativos, serviços de busca e redes sociais têm sido a principal fonte de informação sobre crédito. Além disso, 37% dos que tiveram crédito recusado em alguma instituição viram bancos digitais como uma alternativa para acesso ao recurso. 6 em cada 10 pessoas consideram que plataformas digitais têm melhores condições de pagamentos e facilidade de busca.

QUAIS AS FONTES DE CRÉDITO?

Entre os 62% que pretendem utilizar algum tipo de crédito, quais serão as fontes mais buscadas? 8% Empréstimo Pessoal sem garantia 7% Empréstimo Pessoal com garantia 8% Empréstimo Consignado 8% Financiamento 5% Consórcio 40% Cartão de crédito 5% Cheque especial/limite da conta 38% Nenhum TIPO DE CRÉDITO QUE PRETENDE USAR 54% Diretamente no site ou app dos bancos digitais 44% Diretamente no site ou app dos bancos tradicionais 30% Diretamente na agência presencial dos bancos 28% Pesquisa no Google 23% Empresas de análise e informações sobre crédito 20% Diretamente no site ou app de fintechs de crédito 20% Redes sociais 17% Influenciadores digitais que falam sobre o tema 16% No site do Banco Central (SCR) 15% Blogs sobre finanças 3% Outro LIMITE DO CARTÃO É MAIOR PARA HOMENS Equidade de gênero também é um ponto de atenção dentro da concessão de crédito: enquanto quase metade dos homens (48%) têm o limite do cartão de crédito superior a R$3.600, apenas 41% das mulheres estão nessa categoria. Amanda Rapouzo explica que isso pode ser reflexo da disparidade salarial ainda existente no país, além da desigualdade entre homens e mulheres ainda existente. A pesquisa “O papel do crédito em um momento de retomada” ouviu 2.068 pessoas em todas as regiões do país entre 22 de junho e 2 de julho de 2021. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Para conferir a pesquisa completa  CLIQUE AQUI

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