Trilha Da Historia
A maior obra arquitetônica de Umuarama no século passado
A Igreja Matriz São Francisco de Assis é o principal marco arquitetônico histórico na paisagem urbana central de Umuarama. Ela foi construída na década de 1960, quando Umuarama vivia uma intensa fase de desenvolvimento, tanto no crescimento da cidade como no sucesso da cafeicultura que revelou o município como um dos maiores produtores de Ouro Verde do Paraná.
É importante registrar que na época as construções tanto residenciais como comerciais na absoluta maioria eram de madeira de peroba. Ainda não se investia em concreto (cimento, tijolos e outros produtos usados nesse tipo de construções), pois a ordem era aproveitar a madeira das matas derrubadas por todos os lados...
Foi nesse período que a população se encantou com o início de uma construção que ficaria gravada na história como a maior obra da engenharia da fase pós-fundação e colonização de Umuarama. Era a Igreja Matriz que seria batizada com o nome do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. Ela seria edificada exatamente no local onde aconteceu a Missa da Fundação da cidade no dia 26 de junho de 1955.
DIA HISTÓRICO: LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA FUTURA MATRIZ
No dia 12 de janeiro de 1963, após a tradicional missa das 10 horas na primeira igreja, que era de madeira, tendo como testemunha uma multidão que rodeava o templo e lotava a área do quarteirão lá fora aconteceu o que a comunidade tanto sonhava. Ali o Bispo Dom Eliseu Simões Mendes, de Campo Mourão, o mesmo que havia criado anos antes a Paróquia de Umuarama, lançou oficialmente a Pedra Fundamental da futura Igreja Matriz de Umuarama. A autoridade eclesiástica proferiu a benção dando por iniciada a missão de realizar essa obra monumental.
Um pergaminho foi assinando pelo bispo, por padres e membros da comunidade, inclusive autoridades presentes ao memorável evento. Esse documento foi encerrado dentro de uma caixa de concreto, que se encontra eternamente protegido debaixo do Altar Mor da Matriz.
As obras de construção do templo católico foram iniciadas no dia 29 de maio de 1963, quando foram feitas 295 estacas de 14 e 12 metros de profundidade. Vale destacar em alto relevo que o projeto arquitetônico que estava começando a sair do papel teve a participação de renomados profissionais da engenharia paranaense daquela época: os cálculos da construção foram feitos pelo engenheiro Dr. Paulo Augusto Wendler, professor da Escola de Engenharia de Curitiba; e a direção dos trabalhos de estaqueamentos ficou a cargo do engenheiro Dr. Onaldo de Carvalho, também de Curitiba.
Já as obras de construção da Igreja Matriz foram entregues ao construtor José Gonçalves, de Umuarama, onde atuava nessa profissão desde antes da fundação da cidade, tendo construído incontáveis residências e instalações comerciais.
INAUGURAÇÃO ACONTECEU NO DIA DO PADROEIRO
A construção da Matriz teve algumas pausas e as obras só foram concluídas em 1968, cinco anos depois do início da execução do projeto. E finalmente foi marcado o evento que a comunidade tanto esperava: a inauguração da bela e monumental igreja! Seria no dia 4 de outubro, data em que o mundo celebra o Dia de São Francisco de Assis e que Umuarama tem a alegria de tê-lo como seu Padroeiro!
A inauguração, vale enaltecer, foi um dos maiores acontecimentos já vividos por Umuarama no século passado, com a presença de uma imensa multidão que se aglomerou por todos os lados ocupando ruas, avenidas e espaços ao redor da Matriz. Eram caravanas de católicos vindos de muitas paróquias paranaenses além da população umuaramense que esperava com ansiedade para presenciar esse acontecimento de fé e emoção.
O momento mais aplaudido por milhares de católicos foi quando o Bispo Dom Eliseu Simões Mendes proferiu a benção inaugurando a Igreja Matriz São Francisco de Assis. Em seguida aconteceu uma procissão tendo à frente uma bela imagem de São Francisco de Assis saindo da antiga capela de madeira e seguindo rumo à nova Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.
Tanto o interior da nova igreja como toda a grande área ao redor, num espaço de mais de um quarteirão e das ruas e avenidas, estavam completamente lotadas por milhares de pessoas vivendo momentos emocionantes como antes nunca tinham acontecido na Capital da Amizade! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
IMAGENS: Fotos antigas do acervo da Coluna ITALO)
A construção da Matriz levou cinco anos, mas depois de pronta ela virou um ícone da Capital da Amizade.
A Igreja Matriz São Francisco de Assis é o principal marco arquitetônico na paisagem urbana central de Umuarama.
O templo católico pouco tempo depois de pronto, ainda sem calçadas e nem pátio cimentado, toda rodeada de chão batido...
Durante vários anos em frente à Matriz não existia nenhuma praça...
No início dos anos 1980 a Prefeitura construiu uma bela praça em frente à Matriz, batizada de Praça Mascarenhas de Moraes, que virou ponto de encontro dos católicos depois das missas.
Em dezembro de 1996 o Poder Legislativo autorizou a doação daquela praça à Universidade Paranaense, que pouco depois construiu e inaugurou dois modernos espaços para a comunidade estudantil e para a população da cidade: Um belíssimo teatro para atividades artísticas e culturais com moderno palco estilo italiano e instalações modernas com 1.000 lugares para a platéia; e uma ampla biblioteca. Os dois, com sua arrojada arquitetura, embelezam o centro da cidade em frente à Igreja Matriz.