Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
ESPECIAL DE NATAL
Em 1980, Umuarama ganhou a primeira decoração natalina!!!
O obelisco da Praça Santos Dumont virou um pinheiro colorido gigante!
Publicado em 21/12/2023 às 16:01 Ítalo
Em 1980, Umuarama ganhou a primeira decoração natalina!!!

Neste momento, quando Umuarama vive um Natal maravilhosamente colorido com os mais modernos recursos da tecnologia decorativa, é importante relembrar uma iniciativa pioneira que merece ser gravada em alto relevo na História da Capital da Amizade: a primeira decoração natalina!

Final de novembro de 1980, um mês antes do sagrado evento que celebra o nascimento de Jesus Cristo. O empresário Massayuki Okumura, que então atuava como chefe de gabinete do então prefeito Tuguio Setogutte, apresentou a ele a ideia inédita de iniciar a decoração natalina no centro da cidade, pois isso, além de atrair a coletividade local, seria um bonito convite para os consumidores das cidades vizinhas visitassem a Capital da Amizade para passear, admirar a decoração e fazer compras.

Massayuki mostrou a Setogutte um projeto desenhado com suas próprias mãos transformando o obelisco da Praça Santos Dumont, a principal do centro da cidade, num pinheiro gigante com milhares de lâmpadas coloridas. O prefeito ficou encantado com a criativa sugestão, principalmente pelo fato que isso nunca antes havia sido feito na Capital da Amizade. Mostrou o desenho, que fora estampado numa cartolina branca, para os demais assessores. Todos aplaudiram e concordaram que essa obra seria um sucesso e agradaria comerciantes e a coletividade.

Seria um investimento – até barato, pois eram lâmpadas comuns; caríssimas são as de hoje, LED e laser - que geraria renda para as diversas atividades do comércio e indústria locais.

Diante da reação positiva, Setogutte autorizou o início imediato da aquisição do material necessário, da formatação de uma estrela de metal cintilante de grande porte que seria instalada no alto do monumento. Ela tinha cinco pontas, representando a Estrela de Belém. Também foram estendidas redes de longos e resistentes fios com uma infinidade de lâmpadas coloridas ligando o obelisco aos pontos ao redor da maior praça da cidade, imitando uma lona de circo.

Na noite de 5 de dezembro, por volta das 19 horas, de surpresa, a decoração foi acesa. O comércio já estava funcionando em período noturno… Consumidores e lojistas saíram correndo para ver a novidade, que de longe era avistada. (Vejam a imagem do pinheirão visto de longe!) Imaginem o tamanho da festa que fizeram, afinal eles também seriam diretamente beneficiados com a novidade. Em poucos instantes a praça estava lotada, uma multidão curiosa queria ver de perto essa criativa ‘jóia natalina’.

Massayuki Okumura, o autor dessa maravilha, chegou lá correndo também. Mesmo com sua timidez, ele levantava os braços e festejava que seu sonho havia se tornado realidade. Poucos minutos depois chegou o prefeito Tuguio Setogutte e sua família, que abraçaram com afeto e cumprimentavam Massayuki pela brilhante ideia!

Muita gente, com suas câmeras fotográficas (nem tão modernas como as atuais!) corria por todo lado clicando imagens daquela beleza enorme. São imagens históricas, que preservam um momento belíssimo e feliz da nossa Capital da Amizade! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também