Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
ATENÇÃO!!!
Começou a vacinação contra gripe em Umuarama
Imunização de todas as pessoas com idade acima de seis meses
Publicado em 16/05/2023 às 08:01 Ítalo
Começou a vacinação contra gripe em Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de anunciar que deu início à vacinação contra influenza (também chamada de gripe comum) na segunda-feira (15), para todas as pessoas com idade acima de seis meses. A imunização é realizada em todas as 24 unidades de saúde (UBS) de Umuarama – sendo 18 delas na cidade e mais seis nos distritos –, que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Segundo a enfermeira Rafaella Naves, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a campanha busca atingir a todos os públicos e, conforme detalhado na Nota Técnica n° 36/2023, do Ministério da Saúde, em Umuarama igualmente registra um aumento de internações por infecções respiratórias.

“Temos estoque de doses de vacinas trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan. A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria)”, detalha.

Rafaella informa que a Secretaria estima haver um público prioritário de 34.240 pessoas e que, até o momento, foram imunizadas 12.134 (35,4%). “É preciso que todos tenham consciência de que a vacina contra a gripe é muito importante, ainda mais agora que estamos no outono, com temperaturas mais reduzidas, facilitando as infecções respiratórias. A influenza é uma doença que pode levar à morte, desta forma, todo cuidado é pouco”, alerta.

Ela esclarece que a vacina contra gripe pode ser tomada no mesmo dia e na mesma hora que a pessoa for tomar a vacina contra covid. “As duas vacinas são de extrema importância para a saúde pública e protegem contra doenças que comprometem o sistema respiratório: ao se imunizar contra a gripe, o cidadão evita infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza”, explica Rafaella, acrescentando que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% da população.

Finalmente, a enfermeira frisa que embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, como gestantes, puérperas [mulheres que acabaram de dar à luz], adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também