Saude
O uso de máscara continuará sendo obrigatório para vários grupos de pessoas
Nesta semana, o Governo do Paraná decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. No entanto, há algumas exceções nessa flexibilização.
De acordo com a resolução publicada pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), o uso de máscaras de proteção facial continua indispensável para casos confirmados ou suspeitos de Covid-19, para casos de surtos - quando um mínimo de três casos são positivados por meio de teste RT-PCR num mesmo ambiente - e para acesso e atendimento em hospitais e postos de saúde.
A Sesa recomenda também o uso de máscaras para funcionários da educação infantil, não vacinados contra a Covid-19 ou sem a imunização completa, nas residências se alguém tiver suspeita ou confirmação da doença, para quem utiliza o transporte público, imunossuprimidos, agentes comunitários de saúde e para quem faz atendimento ou visita em instituições de longa permanência.
GRUPOS DE RISCO
Além disso, há a recomendação para quem é dos grupos de risco à Covid-19, são eles:
- Idosos
- Gestantes
- Puérperas
- Comorbidades como diabetes, hipertensão, doença renal crônica e pessoas em tratamento de câncer.
A secretaria orienta que medidas de prevenção, como a higienização das mãos, devem ser mantidas. Quem se sentir mais seguro ao utilizar a máscara de proteção facial, também pode continuar, sem qualquer tipo de proibição.