Saude
Entenda por que a Icterícia Neo-Natal ocorre
A partir do terceiro dia de vida, o bebê começa a apresentar uma coloração amarelada na pele. Pode ser Icterícia Neo-Natal.
A doença é resultado do excesso de Bilirrubina no sangue do bebê. Essa substância é fabricada pelo fígado, tem coloração amarelada e normalmente permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina.
Se o bebê está apresentando altos níveis de Bilirrubina é porque seu organismo não está conseguindo eliminá-la por meio da urina. Isso pode ocorrer por conta da incompatibilidade de sangue entre mãe e filho, ou pode ocorrer se o bebê estiver tendo dificuldades para mamar.
A Icterícia é comum, atinge cerca de 60% dos recém-nascidos e só oferece maiores riscos se não for tratada: A bilirrubina pode afetar o funcionamento cerebral.
Ao ser identificada, a Icterícia deve ser tratada rapidamente por meio de banhos de sol ou (em caso de não haver incidência solar regular) com banhos de luz incandescente. A luminosidade atinge diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o. Simples, né?!
O bebê deve ser avaliado diariamente, até a normalização dos níveis de bilirrubina. Apenas em casos onde a Icterícia estiver relacionada ao mau funcionamento do fígado é que o médico vai indicar outros tipos de tratamentos.