Saude
Como dormir pode ajudar sua memória?
Quando não dormimos bem à noite, acordamos cansados, ficamos sem energia o dia inteiro e desconcentrados. A maioria das pessoas que passaram por uma noite de insônia devem se lembrar de como se sentiram no dia seguinte.
A insônia e o cansaço causam tensão, que podem comprometer a atenção, o foco na informação recebida e consequentemente, o processo de memorização recente. Quando o sono é bom, o humor e o desempenho da memória são melhores. A recomendação é que tenhamos uma boa qualidade de sono; para isso, recomenda-se 7 a 8 horas de sono por dia. Entretanto, é comprovado que a necessidade de sono diminui com o decorrer da idade. Mas por que dormir é importante para o funcionamento cerebral?
Durante o sono, consolidamos as informações recentes apreendidas durante o dia, as informações irrelevantes são filtradas e as conexões neurais se fortalecem. O nosso organismo também produz alguns hormônios importantes para a regulação dos nossos órgãos e sistemas no momento em que estamos dormindo.
Para ter uma boa qualidade do sono, temos algumas dicas:
- Evitar dormir durante o dia e realizar atividades físicas algumas horas antes de se deitar;
- Evitar exposição a luzes claras como a luz fluorescente e a luz azul de aparelhos eletrônicos (como as emitidas pelos tabletes, celulares, computadores) enquanto se prepara para deitar. Este tipo de luz azul aciona células visuais chamadas cones, que despertam a atenção e o foco em nosso sistema nervoso. Caso opte por realizar leituras noturnas antes de deitar-se, sugere-se a inserção de luzes de cor âmbar (que contém a integração das cores laranja e amarelo), sendo uma cor apropriada para ativar um outro grupo de células visuais, chamadas de bastonetes. A luz âmbar não interfere no processo atencional, fazendo com que consigamos realizar atividades antes de dormir e posteriormente, pegar no sono com maior facilidade;
- Em relação à alimentação, alimente-se com alimentos leves durante à noite. Evite comidas gordurosas e industrializadas, para favorecer o processo digestivo e o relaxamento dos músculos durante o sono;
- Evite abusar de bebidas estimulantes, como cafés, energéticos e alguns tipos de chás escuros;
- Realize um relaxamento mental; evite pensar em preocupações, em atividades a serem concluídas, no dia seguinte. Esses pensamentos podem acarretar em sintomas de ansiedade, que interferem na qualidade do sono;
Com estas dicas, o método Supera deseja acrescentar informação para que você possa ter uma melhor qualidade do sono e assim, um bom desempenho da memória na realização das suas atividades rotineiras.
Conheça a unidade Supera em Umuarama, na avenida Paraná, 5885 – 2, (44) 9-9166-3284 e agende uma aula experimental grátis de Ginástica para o cérebro clicando AQUI.