Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - CAMPANHA NIVER 63 ANOS
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
UMUARAMA
Artistas lançarão gibi espetacular!
Será uma HQ ‘adulta’, um pulp fiction caipira, repleto de impactantes aventuras!
Publicado em 09/05/2018 às 10:09 Italo
Artistas lançarão gibi espetacular!

O Estúdio Sequencial, que funciona numa antiga casa de madeira no centro de Umuarama, produz Histórias em Quadrinhos e trabalhos publicitários para empresas de Umuarama e região.

Para tanto, mantém um grupo focado na finalização de várias Histórias em Quadrinhos, dentre estas estão “SOSSEGO”, com o desenhista João Carlos (Johny); “TRIUNVIRATO”, com o desenhista Marcelo Galvan; e “AMAZONTOWN”, com o artista multimídia Edu Tadeu.

Ainda este ano, o Estúdio Sequencial avança em um projeto de oficinas com desenhistas e roteiristas mais jovens pra compor novas HQs que serão publicadas em Revistas e Fanzines.

A primeira publicação do Estúdio será em junho deste ano. Trata-se da História em Quadrinhos “SOSSEGO”, com desenhos e roteiro de João Carlos (Johny) em parceria com o escritor Augusto Silva. Os autores, ambos apreciadores de bons filmes e HQs, conceberam uma história brasileira de médio fôlego cheia de cenas de ação e de violência desmedida.

Na história, uma garota seduz o anti-herói e este arrasta em seu encalço uma corja de canalhas. O método de trabalho usado foi pouco ortodoxo. Através de conversas de bastidores, João e Augusto intuíram a história e, enquanto confrontavam os caminhos possíveis da narrativa e seus desdobramentos, Augusto escreveu as ideias e os diálogos aprovados pela dupla.

UM PULP FICTION CAIPIRA

Nas palavras do desenhista: “A gente cresceu assistindo filmes de ação e violência, mas, nessa obra, resolvemos fazer algo bem brasileiro e tudo foi criado a partir de um único desenho, imaginando um antes e um depois para ele”, diz João Oliveira, criador, desenhista e arte-finalista de “SOSSEGO”. E arremata estiloso numa frase: “Um Pulp Fiction caipira que tem como fio condutor peripécias de um traficante fugitivo da prisão”. As cores da capa do gibi “SOSSEGO” são do Artista Multimídia Edu Tadeu, também integrante do Estúdio Sequencial.

O Gibi “SOSSESSO” traz ainda como brinde, num formato um pouco menor, outro gibi de 30 páginas: trata-se de “O DIABO DO RELÓGIO PARADO”, com texto de AUGUSTO SILVA & Desenhos de MARCELO GALVAN.

Os autores ambientaram a história no Colégio Marcelino Champagnat, em Londrina, Paraná. O roteiro é livremente inspirado no conto “O Diabo no Campanário”, de Edgar Allan Poe, e utiliza historietas que realmente aconteceram e outras que assombravam o imaginário coletivo nos dias decadentes da antiga construção do prédio do colégio antes deste ser restaurado.

O conto versa sobre o sucateamento e decadência tanto do patrimônio público quanto da educação. O que acontece quando um espaço físico entra em ruínas e as pessoas desumanizam-se enquanto a burocracia e a rotina obsessiva dão lugar ao horror.

AGUARDEM: ELES VÃO CONTAR HISTÓRIAS DA ANTIGA UMUARAMA!

O ESTÚDIO SEQUENCIAL tem muitas histórias pra contar! Algumas delas ambientadas no cenário do antigo Cine Umuarama e em diversos outros cenários de nossa cidade em sua fase pioneira.

Para tanto firmou uma consultoria histórica e fotográfica com o jornalista Italo Fábio Casciola para ampliar a verossimilhança de suas produções ficcionais e históricas. Os artistas do Estúdio terão à disposição um rico acervo de fotografias, coleções de jornais, depoimentos, crônicas e reportagens escritas por Italo durante seus 50 anos de profissão – é o mais antigo jornalista do Noroeste, em plena atividade desde a década de 1960.

AUGUSTO SILVA, UM RENOMADO ESCRITOR

Augusto Silva é Professor, Poeta, Prosador & Roteirista de Histórias em Quadrinhos. É um autor de renome na cena literária paranaense, merecendo grande destaque em grandes centros, como Londrina e Curitiba.

Ele já publicou vários livros:

“SELVAGERIA” (Poemas/1996)

“OS 5 TIROS DE CANHÃO DO ABILOLADO CAPITÃO” (Infanto-juvenil/1998)

“ME PERGUNTA SE EU MUDEI” (Poemas/2003)

“O PASSO DOS FORAGIDOS” (Contos/2014)

“CANÇÕES QUE NÃO CHEGARAM A TEMPO” (Poemas/ 2015)

Atualmente prepara dois novos livros: “ANTENAS DA ROÇA” (Romance) e a História em Quadrinhos “SOSSEGO” com o desenhista João Carlos (Johny). Realiza Oficinas de Textos Criativos com seus alunos experimentando linguagens diversas como HQs, poemas, contos, fábulas... em diálogos com a literatura universal. Suas palestras e oficinas incentivam a produção literária e a formação de novos leitores. Atualmente reside em Umuarama.

www.colunaitalo.com.br

FOTOS: Cogito Coletivo

Edu Tadeu, Augusto Silva, João Carlos e Julio César

Augusto Silva e Marcelo Galvan

A primeira página do esperado gibi

​​​​​​​

A logo da editora independente.

Comentários
Veja também