TURISMO RELIGIOSO
Bispo inaugura cruz gigante, sábado
Este sábado (3) a Diocese de Umuarama celebrará um momento importante: o Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho com sua benção vai inaugurar a Cruz recém-instalada no Monte Sião, o famoso morro verde e bonito que tem fronteiras com os bairros Jardim Irani e Ouro Branco e o Lago Tucuruvi, oficializando o local como ponto de peregrinação e oração para toda a comunidade de Umuarama.
A cruz – ou cruzeiro -, com 12 metros de altura, foi erguida no Monte Sião em uma parceria entre o movimento do Terço dos Homens da Diocese de Umuarama e a Comunidade Sagrada Face de Jesus, proprietária daquele morro.
O monumento foi construído todo em aço e erguido sobre um pedestal de concreto de 9 metros quadrados; ele possui sistema de iluminação através de placa solar e, no período noturno, poderá ser avistado dos pontos mais altos do centro de Umuarama, principalmente pelos moradores de edifícios.
A cruz é parte de um projeto inédito para revitalizar o Monte, do qual se inclui reflorestar as partes que estão degradadas e tornar aquele lugar alto e coberto de árvores altas ainda mais acolhedor para aqueles que queiram ter um momento de oração ou fazer uma visitação ao monumento religioso. Também será construída uma capela.
Considere-se ainda que é uma importante ação em favor do fortalecimento do turismo religioso, uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a lugares de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
Imagens exclusivas da epopeia que foi levar o pesado monumento até o alto do Monte Sião, onde foi fixado usando técnicas especiais de segurança.