Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - MOBILE
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
“DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO”
Poeta realiza seu sonho: lançar livro!
Umuarama aplaude a revelação de mais um artista talentoso: o poeta Ademir Ribeiro, que lança seu primeiro livro
Publicado em 07/11/2017 às 21:59 Italo
Poeta realiza seu sonho: lançar livro!

Só quem ama a literatura e a poesia sabe o peso dessas paixões, a alegria de ser feliz viajando na construção de frases e versos.

E nada mais realizador do que, quem escreve, lançar um livro reunindo seus escritos, sua sensibilidade, o pulsar de sua criatividade, a forma de se expressar de forma doce ou amarga – mas de se expressar com a alma e o coração!

Um poeta ou um cronista alimenta o maior sonho de sua existência: ter um livro lançado. Calculo que a emoção seja idêntica à de um astronauta pisar na lua, a de um médico salvar uma vida, a de um professor ver seu aluno tirar 10, enfim, é a realização máxima de uma vida!

Fiz esse prefácio (aqui não é um livro, é uma reportagem, mas uso o termo para temperar o texto!) para que o leitor sinta a mesma alegria que o poeta Ademir Ribeiro está sentindo nesta fase de sua vida, quando se prepara para lançar nesta semana o seu tão sonhado livro “De Geração para Geração”.

Para que tenham uma idéia da emoção que Ademir está curtindo, basta frisar em alto relevo que ele aspira há mais de trinta anos realizar este projeto editorial – que eu torço seja o primeiro de muitos outros livros no futuro...

(ITALO FÁBIO CASCIOLA)

A FORÇA E O INCENTIVO DE UM AMIGO ATOR

A história desse livro merece um capítulo especial, contada por alguém que acreditou no dom poético de Ademir Ribeiro e que numa ação fraterna se prontificou a ajudá-lo para que essa obra fosse lançada. Esse anjo da guarda é o ator e professor Luiz Fernando Guarnieri Passos, coordenador de Projetos de Arte e Cultura da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação/DEGCD da Unipar e que foi mestre na escola em que Ademir estudou.

Com exclusividade para o Portal Coluna ITALO ele conta os detalhes: “Fui professor do Ademir no Colégio Estadual de Santa Eliza no ano de 2017. Lá ministrei as aulas de Sociologia para o EJA, Educação de Jovens e Adultos. O EJA consiste na possibilidade daquela pessoa que por diversos motivos não pôde concluir o Ensino Médio de forma regular e, nesse momento, deparam-se com essa possibilidade”.

“No início da disciplina, ao me apresentar, Ademir viu em mim, também amante da poesia, uma possibilidade de mostrar-me seus poemas. Foi o que fez! Bingo! Tinha diante de mim um poeta nato, cujas palavras eram melodias como cordel. Ele recitou alguns de seus poemas”, conta Guarnieri feliz.

“Não bastasse tamanha surpresa, com a afinidade que eu alcançava com os alunos, Ademir me presenteou com uma poesia em minha homenagem. As lágrimas não puderam ser contidas. Declamou, em alto e bom tom, para toda a sala, belas palavras a mim e sobre meu exercício de educador”, recorda o emocionado Guarnieri.

“Ademir está há mais de 30 anos querendo publicar seu livro. Resolvi encabeçar isso com ele, primeiro porque é inevitável não perceber nele um talento nato para a construção da poesia, segundo porque sou um adorador da literatura e da expressão máxima de uma poesia. Juntos, então, com a ajuda também da professora Silvia Ponciano, de Língua Portuguesa que fez toda a revisão dos textos, publicamos o seu livro. Está pronto: mais de 550 exemplares praticamente quase todos vendidos”, comemora o padrinho do novo poeta escritor!

HAVERÁ 3 LANÇAMENTOS OFICIAIS DO LIVRO:

>  Em Santa Eliza, dia 8 de novembro, às 19:30 horas, no Colégio Estadual de Santa Eliza

>  Em Serra dos Dourados, dia 9 de novembro, às 19:30 horas, no Colégio Estadual Lourenço Filho

>  Em Umuarama, dia 21 de novembro, às 19:30 horas, no CEEBJA

www.colunaitalo.com.br

Imagens exclusivas do poeta Ademir Ribeiro nesta semana em que vive o momento mais feliz de sua vida, preparando-se para o lançamento de seu primeiro livro: “De Geração para Geração”. Os momentos foram captados para a posteridade pela câmera de seu padrinho Luiz Fernando Guarnieri!

Comentários
Veja também