Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
UMUARAMA
ECOLOGIA: PREFEITURA RELANÇA O PROJETO MAIS SOMBRA
Ele teve início em 2021 e seguirá até o ano 2030 administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Publicado em 09/09/2025 às 19:20 Italo
ECOLOGIA: PREFEITURA RELANÇA O PROJETO MAIS SOMBRA

Para marcar o relançamento do Projeto Mais Sombra, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, realizou um plantio de dezenas de mudas de oliveiras na Praça Papa Paulo VI, na quinta-feira passada (4) com a presença do prefeito Fernando Scanavaca e do Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho, vereadores e demais autoridades.

Para ser relançado, o Programa Mais Sombra foi modernizado e mudou seu formato. “Dentre outros detalhes técnicos, agora o cidadão solicita a muda para sua calçada e a Prefeitura realiza o plantio e o tutoramento, dentro dos parâmetros da arborização urbana”, informou o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.

Ele teve início em 2021 e seguirá até o ano 2030.

O +SOMBRA INCENTIVA PRESERVAR A QUALIDADE AMBIENTAL

Com mais de 95% de área urbana arborizada, o +Sombra incentiva o plantio adequado de espécies para preservar a qualidade ambiental. Iniciativas incluem controle de novas espécies, exigência de projetos de arborização em novos loteamentos e estímulo ao plantio de árvores de pequeno e médio porte.

DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

O Projeto Mais Sombra em Umuarama é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para promover e manter a arborização urbana. Com mais de 95% da área urbana coberta por árvores, o projeto visa garantir a qualidade ambiental da cidade. O plano envolve estratégias como o Plano de Arborização Urbana implementado em 2020, que estabelece um controle preciso do planejamento, conservação, reposição, manejo e expansão das áreas verdes urbanas.

A conscientização é um elemento-chave, destacando a importância não apenas estética, mas também social, econômica e ambiental da arborização urbana. O cuidado na escolha das espécies é ressaltado, com a proibição de árvores que causaram danos no passado. O projeto orienta o plantio de espécies apropriadas, como manacá da serra, ipê-amarelo, quaresmeira e samambaia para pequeno porte, carobinha e acácia chuva de ouro para médio porte.

Ao aprovar novos loteamentos, a administração municipal exige projetos de arborização, assegurando um compromisso com a preservação ambiental desde o início. A participação da comunidade é incentivada, com procedimentos claros para quem deseja plantar árvores em frente às suas residências. A solicitação de mudas é facilitada, envolvendo uma análise do local por um biólogo antes da autorização e distribuição gratuita de mudas no Viveiro Municipal.

O Projeto Mais Sombra é uma abordagem abrangente que envolve planejamento, conscientização, proatividade da comunidade e parcerias, visando não apenas a beleza visual, mas também a sustentabilidade e a coexistência harmoniosa entre a população e o meio ambiente urbano.

FONTE: Com informações de arquivos de notícias

IMAGENS: Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - OTICA SALETE
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Comentários
Veja também