EXPO UMUARAMA:
ATRAÇÕES FASCINAM AS CRIANÇAS

As atrações da 50ª Expo Umuarama também têm encantado jovens visitantes. Nesta semana, turminhas de alunos do 5º ano da rede municipal de ensino visitaram o Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, sob o olhar atento dos professores e monitores, para conhecer iniciativas e atrativos de cunho educacional, de lazer ou simplesmente curiosidade.
Todo aprendizado é válido e o local tem muitos cenários, experimentos e informações importantes. Para os pequenos, toda novidade é bem-vinda. De acordo com os organizadores da feira, milhares estudantes de várias cidades da região – 1.268 apenas de Umuarama, sendo 28 da Educação de Jovens e Adultos – devem visitar o parque até esta sexta-feira, 21.
Ao lado do prefeito Fernando Scanavaca na visita, a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak, elogiou a receptividade e destacou o valor educacional do passeio. “A visita dos alunos do 5º ano da rede municipal ao Parque de Exposições representa um valioso complemento aos conteúdos científicos ministrados em sala de aula, abrangendo diversos componentes curriculares”, avaliou.
A experiência prática e enriquecedora permite aos alunos vivenciar conceitos previamente aprendidos, seja por meio da visita ao Museu Mudi ou da exploração da Fazendinha. “Esse contato direto com o ambiente externo facilita a assimilação e o reforço do conhecimento teórico, ao mesmo tempo em que proporciona momentos de lazer”, disse.
“A ludicidade, nesse contexto, desempenha um papel fundamental no processo de aprendizado dos estudantes, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento”, concluiu a secretária.
O passeio começa pela tradicional Fazendinha e segue pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi), pavilhão de pequenos animais e os estandes da Copel, Instituto Água e Terra e Sicoob, terminando com sorvete e pipoca de brinde. Nele as crianças observam a origem dos alimentos, técnicas de cultivo e aprendem sobre o cuidado com os animais.
O presidente da SRU, Mílton Gaiari, vê a Expo Umuarama como um local onde as famílias vivenciam o universo rural de forma educativa. “Para as crianças não é apenas recreação, mas um investimento no futuro das novas gerações. Participar de uma feira agropecuária é uma experiência que permite entender a importância da agricultura e da pecuária para a sociedade”, afirmou.
Fonte: Secom/informações e fotos