Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - NATAL MOBILE
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - arte nova mobile
EDIÇÃO ESPECIAL
18 de Outubro, Dia do Médico!
Homenagem especial aos médicos de Umuarama!
Publicado em 13/10/2017 às 08:45 Italo
18 de Outubro, Dia do Médico!

O dia 18 de Outubro é conhecido como o Dia do Médico, em homenagem a São Lucas, um jovem médico que se tornou cristão após a ressurreição de Cristo.

Tudo indica que Lucas não era judeu, como os primeiros discípulos de Jesus, no entanto abraçou a fé cristã e passou a acompanhar Paulo em suas viagens evangelísticas.

Pouco se sabe sobre Lucas, porém a autoria do Livro de Atos que relata o extenso trabalho dos seguidores de Jesus, é atribuída a ele.

Quase três séculos após a vida de Lucas, um outro médico se destacou. Seu legado fora estabelecido sobre o afastamento das crenças místicas correntes em sua época. Hipócrates de Cós procurou respostas para os males fora dos templos e longe dos sacerdotes.

Hipócrates foi o chefe da Escola de Medicina na Grécia do século IV, onde criou métodos de tratamento e cura, a partir da observação do ambiente e sua influência sobre a saúde. Hipócrates também foi o primeiro a registrar os efeitos da alimentação sobre o corpo humano, atribuindo a eles a doença e a cura. É de Hipócrates a famosa frase “Seja o teu alimento o teu remédio. Seja o teu o remédio o teu alimento”.

Considerado o Pai da Medicina ocidental, Hipócrates estabeleceu princípios até hoje praticados como a ética médica.  De autoria atribuída a ele por alguns historiadores, o Juramento de Hipócrates faz parte das formaturas em Medicina. Qualquer indivíduo que deseje exercer a medicina deve prometer:

“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.

Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.

Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário”.

O texto acima é adaptado à língua portuguesa, pois o original fora escrito em grego. De qualquer maneira, o que persiste ao longo da história é o mesmo legado.

Hoje, milhares de faculdades preparam jovens para a prática médica. Os melhores cursos do mundo estão nos Estados Unidos. Mesmo assim, o Brasil também prepara seus jovens para o exercício da profissão.

Hoje, existem projetos que pretendem fazer do Brasil o País com maior número de faculdades de medicina do mundo!

Dúvidas à parte, vale lembrar que nosso País ainda sofre pela falta de infra-estrutura em saúde, levando profissionais de medicina a fazer o impossível na arte de curar.

Voltando ao legado dos médicos, é impossível não agradecer nessa data que comemora o esforço, a inteligência e o carinho com que os médicos atendem cada um de nós.

Esse legado de resiliência e de esforço incansável merece homenagem hoje e sempre!

Que todo médico sinta-se amado e motivado nesse dia. Motivado a persistir apesar das dificuldades. Que nenhum médico deixe de lado sua mágica que é, mais que tudo, acalmar, acolher e aliviar.

Afinal, todo médico é assim, meio mágico, meio mãe, todo cuidado!

Todo médico gastou uns dez anos da vida se preparando para se encontrar comigo e com você.

Todo médico deseja aliviar o sofrimento e oferecer cura.

Todo médico tem mãos abençoadas, mente brilhantes, corpo resistente.

Mas todo médico tem limites.

Todo médico sofre, sente medo, se preocupa.

Todo médico precisa de salário, de dignidade pra trabalhar.

Todo médico merece respeito, merece consultório, merece dinheiro.

Todo médico tem família, tem manias, tem dor de cabeça.

Todo médico sente fome, sente sono, dor nas costas.

Todo médico é um ser humano.

E todo ser humano precisa de um médico.

A equipe do Portal Coluna ITALO homenageia todos os médicos de Umuarama!

Comentários
Veja também