Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA DUPLICAÇÃO DE ACESSOS MOBILE
NOITE TENSA!!!
UMUARAMA VÍTIMA DA VENTANIA!!!
Ninguém ficou ferido, mas muitas árvores foram destruídas em diversos bairros da Capital da Amizade!!!
Publicado em 24/10/2024 às 14:00 Italo
UMUARAMA VÍTIMA DA VENTANIA!!!

A chuva foi rápida na noite de quarta-feira, 24, em Umuarama, porém os fortes ventos causaram grandes estragos na arborização e atingiram carros e casas. Não houve registro de vítimas, mas alguns prejuízos foram contabilizados e as equipes da Defesa Civil, da Copel e também da divisão de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente tiveram bastante trabalho.

O período de chuva forte se estendeu entre as 19:40 e 21 horas, em maior volume, acumulando em torno de 22mm, mas os danos foram causados pelos ventos, que registraram rajadas de quase 90 km/h – de acordo com o Simepar, a ventania chegou a 87,12 km/h.

Com a queda de árvores e galhos, que atingiram postes e a fiação elétrica, muitos pontos da cidade ficaram temporariamente sem energia. A Secretaria Municipal de Saúde precisou remanejar vacinas de duas unidades básicas de saúde (UBS) para garantir a refrigeração, porém todas as unidades atendem normalmente nesta quinta-feira. Os centros de educação infantil (CMEIs) e escolas municipais não tiveram danos consideráveis e funcionam dentro da normalidade.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e o Corpo de Bombeiros receberam vários comunicados de árvores caídas e pedidos de apoio para sinalização e desobstrução de vias. A situação exigiu uma força tarefa envolvendo agendes da Defesa Civil e de várias secretarias municipais, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente.

“Até o momento realizamos 15 atendimentos e registramos danos em dois carros que estavam estacionados na avenida Parigot de Souza, além de obstruções de portões, quedas de muros, rompimento de cercas elétricas e postes danificados”, reportou o coordenador da Compdec, Joelson Barbosa. “Felizmente, ninguém se machucou”, disse.

Houve quedas de árvores nas ruas Malu, Maristela, Florianópolis, na avenida Ipiranga na rodovia PR-580 (saída para o parque Jabuticabeiras), também na rua Generino Delfino Coelho, rua Marília (Jardim América), avenida Olinda, avenida Guarani e uma árvore caiu também na orla do Lago Aratimbó.

Outros incidentes com árvores e galhos foram registrados na rua Bartira (Jardim São Marcos,), avenida Liberdade (Jardim Iguaçu) e nas ruas Mandaguari (Zona III), Nicanor dos Santos Silva, José Balan (ao lado da ponte do Jardim Panorama), Rui de Ferraz de Carvalho (centro) e na avenida Pernambuco.

O secretário do Meio Ambiente e da Agricultura, Waltinho Sucupira, tem acompanhado de perto o atendimento e definido as prioridades. “O estrago foi grande, mas felizmente se restringiu a danos materiais. As equipes estão empenhadas em resolver a situação o quanto antes, mas é preciso um pouco de paciência da população porque a chuva foi muito forte e temos bastante trabalho pela frente”, completou.

“Estamos priorizando a remoção das árvores caídas, para liberação do trânsito e para que os moradores afetados possam realizam os reparos nos muros e portões, bem como para que a Copel possa restabelecer o fornecimento de energia. A limpeza dos galhos, porém, vai demandar mais tempo porque as quedas ocorreram em todas as regiões da cidade”, explicou a diretora do Meio Ambiente do município, Fernanda Periard Mantovani.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também