DIA DA CRIANÇA FUTURISTA!
A NOVA ERA DOS BRINQUEDOS!
A tecnologia transformou o mundo, a humanidade e seus costumes. O futuro já chegou há algum tempo... e está presente em todos os cantos de nossas vidas.
Está chegando o Dia da Criança e, é oportuno dizer, que a infância de hoje é completamente diferente da infância do século passado, do tempo de nossos pais e avós. Um desses detalhes são os brinquedos. Antigamente eles eram dados aos pequenos infantes com muito carinho, mas eram muito simples: uns eram de plástico, outros de borracha e havia os ainda mais simples que eram feitos manualmente de madeira. Causavam alegria, sim! Mas não tinham a sofisticação dos atuais brinquedos fabricados com alta tecnologia que encantam a galerinha pois parecem seres vivos exercendo movimentos e sons incríveis!
Aliás, aproveito para dizer que recentemente li um belo artigo escrito por um especialista sobre o assunto: Patrick Pedreira, que é Professor Mestre em Ciência da Computação, doutorando na USP, coordenador de curso de graduação e, acima de tudo, um amante da tecnologia! A seguir transcrevo uns trechos do maravilhoso texto de sua autoria, que retrata com verdadeira maestria a realidade dos brinquedos da era tecnológica em que vivemos: “Há algumas décadas os brinquedos que eram distribuídos no Natal costumavam ser, em sua maioria, os tradicionais carrinhos e simples bonecas ou bonecos. Claro que existiam algumas coisas mais “sofisticadas” do ponto de vista tecnológico, mas incomparáveis com o que temos hoje.
“Sabemos que além da diversão, os brinquedos têm um papel fundamental na educação das crianças. Quantas coisas e quantas habilidades desenvolvemos brincando e interagindo com eles!
“Numa época inundada de tecnologia os brinquedos passaram a ser mais inteligentes e isso, com certeza, deve influenciar o modo como as nossas crianças perceberão e lidarão com todo esse aparato no futuro. “Uma rápida olhada no comércio varejista de brinquedos mostra que esse é o pensamento e a intenção da indústria atual: brinquedos interativos e com muita tecnologia. Que tipo de brinquedos deverão dominar o mercado nos próximos anos? Robôs inteligentes, capazes de aprender sozinhos e se adaptar a cada criança? Bonecas com inteligência artificial? Drones autônomos voadores?
“Independentemente de ser algo mais sofisticado ou mais simples, os fabricantes vêm usando os avanços tecnológicos para desenvolver brinquedos educativos de alta tecnologia.
“A tecnologia vem permitindo aumentar o valor dos produtos que são lançados no mercado. Muitos deles, na verdade, são "clássicos" que ganham um banho tecnológico. Só para citar um deles: atualmente existem versões da boneca Barbie com inteligência artificial.
“E é interessante observar como os brinquedos ajudam a moldar as futuras habilidades das crianças e até mesmo refletem o estágio atual de uma sociedade mais igualitária com relação aos direitos de homens e mulheres.
E mais: “A indústria de brinquedos é uma das mais poderosas do mundo já que ela ajudar a moldar os primeiros e mais importantes anos da vida das pessoas através da educação, do jogo e de novas experiências.
“Tem-se um longo caminho pela frente, percebe-se que muitos dos brinquedos atuais ainda não usam a tecnologia de uma forma muito produtiva ou criativa - brinquedos devem ser capazes de preparar e capacitar de forma positiva as crianças, divertindo-as, melhorando a aprendizagem; eles devem ajudar a moldar o seu futuro e, consequentemente, o futuro da sociedade”.
PATRICK PEDREIRA é Professor Mestre em Ciência da Computação, doutorando na USP, coordenador de curso de graduação e, acima de tudo, um amante da tecnologia.
LEIAM O TEXTO COMPLETO:
Acessem o link: https://pt.linkedin.com/pulse/brinquedos-alta-tecnologia-e-o-futuro-das-crian%C3%A7as-patrick-pedreira
FOTOS: Créditos: Shutterstock – Freepik - Smart Toy – Miko