EDUCAÇÃO
MESTRES UMUARAMENSES NO CHILE
A primeira edição do mega projeto educacional Ganhando o Mundo Diretor, levando 100 diretores escolares do Paraná a Santiago, no Chile, está sendo o maior sucesso. Eles participam de uma formação pedagógica continuada pelo período de duas semanas. A caravana de diretores embarcou no dia 25 de agosto.
INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS DA VIAGEM
O professor Altair Carneiro, diretor do Colégio Estadual Professora Neiva Pavan Machado Garcia, de Umuarama, enviou para o Portal ITALO informações exclusivas sobre essa viagem tão importante para a Educação paranaense e, especialmente, para a Educação da Capital da Amizade.
A seguir transcrevemos na íntegra os detalhes das atividades do qual ele e mais dois mestres estão participando. Confiram:
“Saímos do Aeroporto Internacional Afonso Pena em Curitiba às 19h30 e chegamos no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, no Chile às 23h de domingo, 26/08.
Viemos em 114 pessoas entre diretores de escolas estaduais, Chefes e Coordenadores de Núcleos de Educação e Equipe da Seed para a continuidade de uma Formação junto a Universidad Diego Portales onde estaremos em Curso de Aperfeiçoamento de Gestão de Liderança Pedagógica até o dia 07 de setembro.
Serão 15 dias de aulas presenciais na Universidade bem como, visitas às escolas chilenas com o objetivo de aprendermos mais sobre a educação neste país que é referência em ensino para os demais países.
Olhar para questões como currículo, observação de sala de aula - a qual o Chile é referência, compreender sobre a avaliação tanto nos aspectos internos quanto externos, significa repensar a avaliação docente como um todo, são apenas alguns dos conteúdos que veremos nestes dias aula, que continuarão ainda por mais 3 semanas após nosso retorno ao Brasil em modo online, com aulas coletivas e mentorias individuais.
Esta imersão pedagógica está sendo muito proveitosa, pois nos permite avaliarmos o que já sabemos, aprendermos o que não sabemos ainda e principalmente, nos faz voltar aos bancos escolares, parando de fato para estudar, analisar e pensar em possibilidades de melhora para cada uma de nossas escolas aí no Paraná.
Aqui no Chile, encontramos um clima muito frio. Do Núcleo de Educação de Umuarama estamos em 3 pessoas, sendo o Diretor Fábio Sarti do Colégio Cívico Militar de Douradina, a Professora Gilmara Zanata chefe do Núcleo Regional de Umuarama e Eu, Altair Carneiro diretor do Colégio Estadual Professora Neiva Pavan Machado Garcia.
Esta imersão pedagógica está sendo muito proveitosa e de muito aprendizado, aqui visitamos escolas de educação básica pública e escola parceira subvercionada, para conhecer as estruturas administrativas e pedagógica, também foi de muito aprendizado esta experiência.
Assim que voltarmos para ao Paraná, a Secretaria da Educação irá organizar formação com os diretores para que possamos compartilhar esta experiência Educacional com vista sempre na aprendizagem dos estudantes, onde a proposta é de uma escola aberta e sem nenhum dia sem aula.
Retornaremos em 09 de setembro para a escola, com muitas ideias, projetos e um novo olhar sobre nosso papel de líderes escolares. Com o suporte e apoio das nossas chefias, faremos a reprodução do que estamos vivenciando aqui para os demais colegas diretores do Paraná.
Paraná: investindo em formação para deixar melhores ainda os diretores da melhor educação do Brasil!”.
FONTE: Professor Altair Carneiro
Em pose especial para a posteridade: o professor Roni Miranda, Secretário da Educação do Estado do Paraná, acompanhado pela professora Gilmara Zanata, chefe do Núcleo Regional de Umuarama; Altair Carneiro, diretor do Colégio Estadual Professora Neiva Pavan Machado Garcia, de Umuarama; e pelo diretor Fábio Sarti, do Colégio Cívico Militar de Douradina.
Os mestres umuaramenses Gilmara Zanata, chefe do Núcleo Regional de Educação; e o diretor Altair Carneiro, do Colégio Estadual Professora Neiva Pavan Machado Garcia.