MISTÉRIO!!!
A LAGOA DE ÁGUAS VERMELHAS!
A 3.700 metros de altitude na pré-cordilheira da região de Arica e Parinacota, há uma lagoa misteriosa de cor vermelho sangue, além de ser visualmente impressionante, fascina pelos mitos e lendas inspirados na cultura local.
De acordo com moradores, há séculos atrás, uma comunidade indígena Aymara se estabeleceu nas margens da nascente, sem saber que seu proprietário era o próprio diabo, que como advertência, tinha-lhe dado uma ligeira cor avermelhada para afastar a todos quem a descobrisse. Os habitantes ignoraram a ameaça, beberam de suas águas e morreram por ela. É assim que eles contribuíram para o sangue vermelho que a lagoa tem hoje...
Como essa lenda, existem outras, e o mesmo acontece com explicações científicas. Não tem havido muitos estudos sobre o assunto, portanto, ainda não há nenhuma explicação conclusiva, embora se acredite que os sedimentos e certos tipos de algas é que dão essa cor tão singular a essa massa de água. O que é provado é que é uma therma cuja temperatura varia de 40 a 50 graus Celsius.
A impressionante Lagoa Vermelha é conhecida ancestralmente como “Kuta Wila”. Esse segredo aimará está escondido no deserto do Atacama e suas terras altas, em meio a uma paisagem montanhosa cercada por montanhas e vegetação andina, por onde corre um riacho que os turistas tem que atravessar para se conectar com essas tais lagoas de uma era primitiva.
FONTE: Sernatur: Servicio Nacional de Turismo GotoLatin S.A. - GoChile
IMAGENS: Divulgação