PREPAREM OS CASACOS!
INVERNO SERÁ FRIO NO PARANÁ!
O outono está a todo vapor, mas o frio de verdade está reservado para o próximo inverno no Paraná, que promete ser bem mais intenso que o do ano passado, sem períodos mais quentes, conhecidos como ‘veranicos’. Especialistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) indicam que, diferente de 2023, o inverno de 2024 deve trazer ondas de frio mais severas e até possibilidade de neve!
Em 2023, a presença do fenômeno El Niño contribuiu para um inverno menos frio, com menos entradas de ar gelado. Para este ano, espera-se que esse fenômeno não influencie, dando lugar ao La Niña no final da estação, o que pode intensificar o frio no final do inverno e início da primavera.
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que apesar de um inverno normal ser esperado em termos de severidade, com certeza será mais frio que o último: “Teremos mais períodos de geada e temperaturas mais baixas comparadas ao ano passado”, afirmou. Em 2023, as temperaturas mais baixas em Curitiba foram registradas em julho, com 5,4°C, e uma queda ainda maior para 3,4°C numa madrugada.
Ainda sobre a possibilidade de neve, o fenômeno sempre atrai atenção, mas sua previsão é complexa e só pode ser confirmada com a aproximação da data. “A neve é um evento que depende de condições muito específicas de temperatura e umidade.
Continuaremos monitorando as condições atmosféricas para fornecer atualizações precisas”, destacou Kneib.
Portanto, os paranaenses podem esperar um inverno típico, com chances de experienciar novamente o clima gelado que é marca registrada da região durante esta estação.
FONTE: Terra
FOTOS: AEN/Agência Estadual de Notícias