Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - BANNER TOPO
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA IPTU 2024 MOBILE
Anúncio - MOBILE RODAPE
Anúncio - banner rodape
ELES ESTÃO DE VOLTA!
OS ORELHÕES DO SÉCULO 21!
Elas são as ‘estações inteligentes’, como as modernas cabines são chamadas
Publicado em 01/02/2024 às 11:43 Italo
OS ORELHÕES DO SÉCULO 21!

Você se lembra dos orelhões? Sim, aqueles telefones fixos de uso público que ficavam nas calçadas e praças das cidades. Pois eles estão voltando... Ou melhor, uma versão hiper moderna deles. A tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo TIM, controlador da TIM Brasil, e apresentada na Itália.

NOVOS ORELHÕES TERÃO RECURSOS HIPER MODERNOS

As estações inteligentes, como as novas cabines são chamadas, foram projetadas pela operadora em parceria com a Urban Vision, empresa europeia especializada em restauração de prédios públicos e privados. Com design moderno, as instalações devem fornecer diversos serviços aos cidadãos, como o acesso a informações turísticas e dicas de entretenimento.

Também será possível emitir bilhetes de transporte público, chamar um táxi e fazer uma reserva em um restaurante, além de recarregar a bateria do smartphone. E claro que, por se tratar de um telefone, ainda será possível fazer chamadas gratuitas para números nacionais fixos e móveis.

IA, 5G e internet das coisas O projeto começará a ser implantado este ano em Milão, no norte da Itália. O objetivo desse programa é tornar as ruas e as praças da cidade mais inteligentes e sustentáveis.

Segundo a TIM, cerca de 450 estações serão instaladas gradativamente na cidade. Ao todo, a operadora prevê implantar 2.500 cabines digitais espalhadas por 13 cidades italianas.

As estações inteligentes também contarão com uma espécie de botão do pânico para as mulheres pedirem socorro quando se sentirem em uma situação de risco. A função, denominada “Mulheres+”, permite que um serviço de proteção seja acionado em tempo real. A expectativa é de que o recurso ajude a reduzir a violência e os pequenos crimes cometidos contra mulheres nas ruas italianas.

Além disso, as cabines foram projetadas para serem acessíveis para pessoas com deficiência. O mobiliário urbano é equipado com aplicações ativadas por sensores, de modo que limitações motoras, linguísticas ou visuais não impeçam o uso das funcionalidades.

“Com este projeto, transformamos a tradicional cabine telefônica criada na década de 1950 numa instalação multisserviços de nova geração que ajudará a tornar as nossas cidades mais sustentáveis.

Aproveitamos, assim, a oportunidade para dar parte do nosso patrimônio, obsoleto pelos nossos novos hábitos, um novo sopro de vida, fazendo-o evoluir e se tornar um importante dispositivo de segurança para mulheres em situações de perigo”, informa a equipe tecnológica que trabalha no projeto.

De acordo com a operadora, as novas cabines têm como base de funcionamento as tecnologias 5G, Internet das Coisas e inteligência artificial (IA).

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - LATERAL NOVO
Comentários
Veja também