EM UMUARAMA
EDUCON PREMIARÁ ESTUDANTES!
A Educon (Escola Municipal de Defesa do Consumidor), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lança na próxima quarta-feira (16), o 1° Concurso de Produção de Textos, que faz parte do Projeto Procon nas Escolas e que vai premiar alunos da educação básica de Umuarama.
A comissão organizadora espera a participação de mais de 1.100 crianças, sendo que os três primeiros colocados vão ganhar notebooks, tablets e jogos – os professores também serão premiados. O evento de lançamento será no Anfiteatro Haruyo Setogutte, a partir das 9 horas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, elogiou a realização do projeto, que tem como objetivo levar à educação básica a conscientização para o consumo consciente e os cuidados que todos devem tomar ao contratar um serviço ou comprar um produto. “A parceria com o Procon, por meio da Educon, seguramente dará bons frutos: um aluno bem instruído leva para casa o conhecimento e o compartilha com seus familiares, desta forma estaremos formando cidadãos conscientes de seus direitos”, pontua.
Ela comenta que o Procon nas Escolas é um projeto intersetorial, que visa o combate, a prevenção e a garantia dos direitos no consumidor e o seu desenvolvimento na educação básica. “Vamos incluir esta ação na grade curricular de Língua Portuguesa, com foco na produção de texto, prática de linguagem e escrita, além de abordarmos a compreensão de direitos básicos englobados no Código de Defesa do Consumidor, proporcionando ações reflexivas referentes ao tema”, detalha.
Mauriza acrescenta que todas as escolas da rede municipal de ensino de Umuarama serão envolvidas no projeto, levando para as salas de aula conhecimentos sobre os direitos do consumidor, além de discutir com os alunos temas como consumo consciente e leis que garantem os direitos do consumidor. “Também vamos apresentar e estudar o gibi ‘Proconzinho’, produzido pelo Procon e que apresenta, de uma forma muito didática e lúdica pontos importantes sobre consumo consciente e direitos do consumidor”, informa.
Para o secretário municipal do Procon, Antonio Comparsi de Mello, o projeto é fundamental também para promover discussões que acabam por ampliar o conhecimento científico do aluno acerca de um tema tão importante. “Com a participação e a dedicação de professores, orientadores e diretores, os alunos serão envolvidos no tema sobre relações de consumo. Dessa experiência vivida temos certeza de que serão produzidos textos impressionantes. E os prêmios reforçam e estimulam os estudantes nessa empreitada”, comenta, convidando representantes de veículos da imprensa para que participem do lançamento do projeto.