ARRAIÁ DA ALEGRIA!
UMA FESTA CAIPIRA À MODA ANTIGA!
Dança caipira, quitutes típicos e muita alegria marcaram a manhã dos idosos que fazem parte dos projetos sociais da Prefeitura de Umuarama, oferecidos pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Esporte e Lazer (Smel), nesta quarta-feira, 21. O prefeito Hermes Pimentel não perdeu a oportunidade e prestigiou a festa junina realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
Cerca de 450 idosos entraram no clima. Diferente de outros anos, quando a festança acontecia nos ginásios de esportes, desta vez a promoção foi realizada no auditório do Sest/Senat (na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, em frente ao Pronto Atendimento 24h) graças ao projeto “Vida em Movimento”, que reúne a entidade e o município.
“Quem compareceu pôde se deliciar com canjica, pão com carne (o chamado ‘buraco quente’), quentão, pipoca, chá e uma variedade de doces, tudo gratuitamente. Juntamos os idosos que participam dos diversos grupos do projeto ‘Vida Ativa Melhor Idade’ e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI)”, informou o secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira.
O prefeito Hermes Pimentel destacou justamente a importância de fortalecer a convivência entre os grupos de terceira idade. “Esse convívio entre os idosos é fundamental para a saúde e a qualidade de vida deles. E a festa junina proporciona momentos de muita alegria, reencontros e uma quebra de rotina que faz toda a diferença”, afirmou, elogiando o empenho das equipes da Smel e da Assistência Social, além do trabalho do Sest/Senat.
A parceria prevê outras festas temáticas ao longo do ano. A secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, lembra que o projeto inclui trabalho social com idosos e um circuito de corrida, que visa promover cuidados com a saúde por meio da prática esportiva. “O foco são pessoas com 60 anos ou mais, especialmente aposentados do transporte e a comunidade em geral, que poderão praticar atividades visando a qualidade de vida, o bem-estar social e a saúde mental”, apontou.
Para reviver e fortalecer as tradições, a festa junina foi a primeira ação da parceria, com brincadeiras, sorteios, gincana, comidas e trajes típicos. Em outubro (quando transcorre o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade) será realizado um baile e dinâmicas em grupo e em novembro outro encontro com brincadeiras, sorteios, gincana e comidas.
Todas as ações buscam promover o fortalecimento de vínculos, qualificar a vida da população idosa e sensibilizar para questões do envelhecimento. A unidade local do Sest/Senat também promoverá o Festival da Terceira Idade, reunindo parceiros locais, de forma articulada com a assistência social do município.
Além disso os participantes terão aulas de alongamentos no salão multifunções da unidade e ações de educação, odontologia, fisioterapia, pilates e psicologia.