OBRA GIGANTE!!!
PRESENTÃO PARA UMUARAMA!!!
A obra de duplicação da PR-323, no trecho urbano de Umuarama, está prestes a ser entregue à população. Atualmente, os trabalhos estão focados na finalização da sinalização horizontal do trecho. Apesar das chuvas recentes terem causado alguns contratempos, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) o serviço será concluído nas próximas semanas.
Os serviços estão com mais de 90% concluídos nos 4,4 quilômetros de extensão do projeto, restando principalmente a sinalização horizontal. O investimento total realizado pelo Estado para a realização dessa obra é de R$ 66,1 milhões, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A OBRA
O trecho duplicado da PR-323 conta com três novos viadutos, sendo dois no trevo Gauchão e um no trevo para Mariluz, todos já concluídos.
Além disso, serão disponibilizadas duas pistas, totalizando quatro faixas, e marginais com acessos para a rodovia e bairros.
Atualmente, o tráfego está sendo desviado pelas vias marginais, com acesso a Umuarama já sendo feito pelos viadutos, enquanto a passagem pela pista principal permanece bloqueada para receber os últimos ajustes antes de ser liberada. A obra no Trevo Gauchão também facilitará o acesso ao centro da cidade, ao Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e ao Parque Industrial. As duas novas pistas terão 7,20 metros de largura, o que corresponde a duas faixas de tráfego de 3,60 metros cada.
Além disso, haverá acostamentos externos de O trecho duplicado da PR-323 conta com três novos viadutos, sendo dois no trevo Gauchão e um no trevo para Mariluz, todos já concluídos2,50 metros e acostamentos internos de 0,6 metros. As vias marginais têm como objetivo melhorar o fluxo nos dois sentidos, tanto para quem pretende ingressar nos bairros quanto para quem segue na PR-323.
ACESSOS E VIADUTOS
A obra no Trevo Gauchão vai ampliar a capacidade do tráfego para quem chega a Umuarama por Guaíra, vindo do Paraguai, e também Mato Grosso do Sul, ou para quem vem de Maringá e Cianorte.
Além disso, a obra facilitará o acesso ao centro, ao Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e ao Parque Industrial da região.Na altura do Trevo Gauchão haverá uma nova interseção em desnível, composta por dois viadutos e muros laterais de contenção. Por isso, a rodovia foi rebaixada em cerca de 8 metros, justamente para preservar o acesso dos empreendimentos que ficam nas margens da PR-323.
Desta forma, o trafego local oriundo das vias marginais passará pelos viadutos situados acima da rodovia.Já no Trevo Mariluz (acesso à PR-468), o outro viaduto dará maior mobilidade de retorno para os veículos acessarem o perímetro urbano de Umuarama.
Diferente do acesso ao Trevo Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, o acesso ao entroncamento da PR-468 passará por baixo da rodovia – tanto o tráfego proveniente de Guaíra sentido Maringá quanto o tráfego proveniente de Maringá sentido Guaíra passarão em cima do viaduto.
As duas novas pistas terão 7,20 metros de largura, o que corresponde a duas faixas de tráfego de 3,60 metros cada. Além disso, haverá acostamentos externos de O trecho duplicado da PR-323 conta com três novos viadutos, sendo dois no trevo Gauchão e um no trevo para Mariluz, todos já concluídos2,50 metros e acostamentos internos de 0,6 metros. As vias marginais têm como objetivo melhorar o fluxo nos dois sentidos, tanto para quem pretende ingressar nos bairros quanto para quem segue na PR-323.
FONTE: Portal Umuarama Ilustrado