PRESENTÃO PARA UMUARAMA!
AVIÃO NA PRAÇA, UMA IDÉIA GENIAL
O mês do aniversário ainda não chegou, mas Umuarama já começa a ganhar presentes. Quem passou pela Praça Santos Dumont nesta sexta-feira, 26, já viu uma das surpresas.
Além do tradicional obelisco, a praça –que homenageia o brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), reconhecido mundialmente como pai da viação – conta agora com uma aeronave de verdade, em exposição permanente. Faltam alguns detalhes, como o complemento das asas e a padronização visual definitiva, mas em poucos dias o monumento estará completo.
O prefeito Hermes Pimentel acompanhou de perto o transporte da aeronave, modelo Twin Commander 680FL prefixo PT-CFR, que foi levada durante a madrugada da chácara da Prefeitura (ao lado do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho) até a praça.
As asas foram reduzidas para facilitar o percurso e a operação foi realizada com todos os cuidados de segurança no trânsito, com acompanhamento de viaturas da Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. O avião passou pelo viaduto do Gauchão, sobre a rodovia PR-323, e percorreu as avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, Parigot de Souza, Rondônia e Brasil, rebocado por um trator, até chegar ao logradouro público. “Esta é uma novidade para o público que voltou a frequentar a praça após a última reforma, em 2019, e um presente para o aniversário de 68 anos de fundação de nossa querida Umuarama”, disse o prefeito Hermes Pimentel, que idealizou a homenagem.
“Fizemos os procedimentos legais para incorporar ao patrimônio público a carcaça do avião que estava abandonado no aeroporto desde 2008.
Após a retirada dos motores ele foi esquecido e estava se deteriorando, ocupando espaço no pátio e dificultando manobras”, lembrou Pimentel. A partir de então, a aeronave foi transferida para a chácara da Prefeitura e recebeu uma reforma na aparência.
Para o prefeito, nada mais justo que um avião na praça que leva o nome do seu inventor. “Escolhemos a Santos Dumont por esta relação com o pai da aviação, um brasileiro que muito nos honra”, disse. O avião está sobre uma base fixa e à vista do público, em local de destaque – impossível não ser visto por quem circula pela praça mais movimentada de Umuarama. “O visual vai ser outra surpresa”, completou o prefeito Pimentel.
HISTÓRICO
A Santos Dumont é a maior praça rotatória da cidade. Reconhecida por muito tempo como a “Praça dos Bancos”, ela representa um capítulo importante da história de Umuarama. Palco de muitos acontecimentos culturais, políticos e cívicos, se destaca também por seu papel articulador no trânsito, ponto de confluência de algumas das principais avenidas que conectam a cidade de norte a sul, ligando praticamente todas as regiões à área central.
O que era apenas uma rotatória com remanescentes da mata nativa, com o avanço da ocupação urbana, na década de 1960, chegou a abrigar a estação rodoviária municipal. Projetada em outubro de 1970 e inaugurada em 31 de janeiro de 1972, pelo então prefeito João Cioni Netto, tornou-se a principal praça da cidade.
O logradouro conta com um obelisco constituído de quatro pilastras de concreto (antes revestidas com chapas de alumínio) emergindo de dentro de um espelho d’água.
Após várias reformas e adequações o espelho d’água deu lugar a um piso iluminado e o obelisco, agora em concreto aparente, ganhou a companhia do novo monumento ao pai da aviação que empresta o nome à praça.