Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
CLIMA
Preparem-se, as águas vão rolar...
Meteorologia anuncia “pancadas de chuvas frequentes”...
Publicado em 02/03/2017 às 00:00 Italo
Preparem-se, as águas vão rolar...

Umuarama como um todo, citadina e rural, que se prepare: as previsões meteorológicas para março indicam muitas pancadas de chuva, o que, aliás, não é nenhuma novidade, pois é uma época do ano tradicionalmente chuvosa, como aquela bela canção “Águas de Março” nos lembra sempre...

O problema não é a estação, mas a necessidade de se preparar para evitar os problemas que com ela virão. Se a cidade de Umuarama já está uma colcha de retalhos com buracos de todos os tamanhos por todos os lados, imaginem como vai ficar depois das próximas tempestades...

Portanto, o alerta é para as autoridades começarem a acelerar o ritmo de recuperação das ruas e avenidas e, principalmente, das estradas rurais, que estão em frangalhos. Se isso não for feito, realmente o tamanho do problema vai se multiplicar e, depois, a situação ficará praticamente impossível de controlar. Quem avisa amigo é!

Certamente os novos prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de Umuarama estão preparados para encarar essa tarefa. Uma tarefa que será um teste, uma prova de fogo diria, para a gente ver se eles estavam realmente preparados para assumir os cargos para os quais foram eleitos pela população.

Acreditamos que estão, sim. Basta a gente rever os discursos que fizeram durante a campanha eleitoral, em que criticaram duramente os prefeitos anteriores, por esses e outros problemas que o nosso município atravessou nos anos anteriores.

Certamente eles têm as fórmulas para atender os focos de erosão que existem e se agravam – e os próximos que surgirão com as “águas de março”.

Poderão até alegar que as prefeituras não têm verbas para atender a comunidade que, certamente, vai chiar forte quando as enxurradas baterem às suas portas.

Mas aí já é um problema deles, prefeitos e vereadores, afinal não sabiam como resolver essas questões? Certamente conhecem os caminhos que levam aos órgãos federais e estaduais que distribuem o dinheiro que será preciso para o combate à erosão. Garantiram que sabiam – na campanha. Vamos ver agora na prática!

Mas cá entre nós, ainda paira um naco de pessimismo entre nós cidadãos: será que eles estão preocupados com a repercussão negativa, política e populista, caso não derem conta do recado e não cumprirem as promessas da campanha?

Acho que não, afinal o mandato de 4 anos está apenas começando. Daí, o futuro de nossa urbe a Deus pertence...

 

PREVISÕES PARA O OUTONO NO PARANÁ

O início do outono 2017 será às 07:29 horas (sem horário de verão) do dia 20 de março de 2017 e terminará em 21 de junho.

Segundo a previsão climática dos principais institutos meteorológicos, a estação tende a apresentar temperaturas médias levemente acima da normal meteorológica e chuvas dentro dos volumes históricos.

A previsão dos órgãos nacionais de meteorologia indica que podem ocorrer chuvas acima da média no sudoeste e em parte do oeste. "No Paraná, o outono é marcado por fortes variações das temperaturas e chuvas no tempo e no espaço, considerando o relevo e a posição geográfica do Estado”.

No início da estação, a atmosfera ainda estará bastante aquecida. As pancadas de chuva são frequentes ao longo dos dias em todas as regiões por causa da massa de ar quente e úmida que predomina sobre o Estado.

 

DEPOIS, VIRÃO AS CHUVAS DO INVERNO...

E como com a Natureza ninguém pode, depois das chuvas do outono, em seguida, virão as do inverno, que são ainda mais acentuadas que a do verão.

Portanto, se os problemas de combate à erosão e escoamento de águas pluviais não forem sanados, esse cenário de destruição continuará se repetindo anos após anos...

Não só aqui na cidade de Umuarama, mas em todos os municípios de nossa Região Metropolitana. (Portal ITALO)

..............

FOTOS: Imagens (in Facebook) das chuvas na área central de Umuarama nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, em pleno verão... Cenas dramáticas que se tornaram rotineiras e, se não tomarem providências urgentes com medidas de escoamento das águas, se repetirão ainda com maior intensidade durante as chuvas do outono e do inverno!

 

Comentários
Veja também