TERROR
Palhaço vira obra prima do medo!
Nem mesmo a explosão de notícias na mídia sobre a estréia do filme “Polícia Federal: A Lei é Para Todos”, um retrato da corrupção que domina a política nacional no momento, tirou a atenção do lançamento do filme de terror “It, a Coisa”.
Ambos estrearam no mesmo dia, o feriado 7 de setembro. E os dois geram filas gigantescas em todos os cinemas de ponta a ponta do Brasil!
O enredo perfeito e o a genial interpretação do ator Bill Skarsgard, que vive o personagem do palhaço assustador, fazem desse filme uma das maiores criações do ‘horror movie’ mundial. No mundo inteiro, a crítica internacional já o considera um clássico do gênero e um dos maiores sucessos de bilheterias mesmo com pouquíssimos dias de estréia.
O público de Umuarama tem o privilégio de assistir “It, a Coisa” na Sala 3 do Cine Vip: a semana inteira às 16h20, 19h00 e 21h40; e sábados e domingos às 13h40, 16h20, 19h00 e 21h40.
ELE REPRESENTA OS MEDOS INFANTIS...
O filme foi adaptado da obra de Stephen King (um calhamaço de 750 páginas) para a televisão em 1990 e em seguida foi resumida na forma de uma produção cinematográfica para ser lançada em vídeo.
É feliz em construir as personalidades das crianças e em como a infância desajustada e de maus tratos resultaram muitas vezes em adultos problemáticos. Todas as crianças têm problemas: da menina que é maltratada pelo pai, ao gordo que sofre bullyng na escola, passando pelo negro que é perseguido, pelo garoto cuja mãe é super protetora, pelo garoto que perdeu o pai, o gago, etc... Todos eles tem algum problema seja na esfera familiar ou na escola.
É eficiente também em mostrar a construção do grupo e da amizade, se protegendo das tentações da criatura que tenta seduzir se alimentando do medo que as crianças possuem.
Nesse sentido, a própria ameaça do palhaço bizarro que esconde por trás de bolas flutuantes uma criatura assassina funciona como uma metáfora poderosa sobre crescimento. “It, a Coisa” representa assim os medos infantis, que não estão resumidos apenas nos garotos malvados do colégio, que os perseguem, mas também nas responsabilidades em abandonar a infância (em determinado momento, o grupo ensaia o que será quando crescerem e, ao percebemos o que o filme mostrou anteriormente sobre os adultos problemáticos que eles se transformaram, sentimos o tanto de ironia e o verdadeiro horror central da trama – o destino que cada um deu a sua vida).
SUSTOS GARANTIDOS O FILME INTEIRO
O ator, coberto por uma maquiagem bizarra branca, peruca vermelha e voz áspera, dá corpo ao palhaço, que pode ser tão divertido quanto bizarro, dependendo do ponto de vista de quem o vê.
“It, a Coisa” é terror, aventura, eventualmente comédia. Mas o tema é grave, o luto. Sob uma aparência de ‘normalidade’, há muito medo, que aumenta quando surge o palhaço assustando de uma forma inacreditável. Isso, é um susto atrás de outro o filme inteiro... Imperdível! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
VALE CONFERIR O VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS ARREPIANTES DO FILME...