ARTES CÊNICAS
TEATRO ESPECIAL PRA GALERINHA
Com o objetivo de promover o acesso à cultura e estimular a formação de plateias em todas as regiões do Estado, nos mesmos moldes do Cinema na Praça, o Governo do Paraná começa neste mês as apresentações do projeto Crianças no Teatro. Os espetáculos serão em Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, e Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro.
Além das cidades-sede, o objetivo é atender as crianças de municípios do entorno. Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Verê e Itapejara D'Oeste, na região de Francisco Beltrão, e Bom Sucesso do Sul, Vitorino, Mariópolis e Clevelândia, na região de Pato Branco, também participarão das atividades.
O projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil. O público-alvo é composto de alunos de 06 a 12 anos de escolas públicas.
O espetáculo desta primeira fase será “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn, produção da Carnívora Cia. de Teatro em colaboração com a Parnaxx.
A comédia é inspirada no conto “Eros e Psique”, de Fernando Pessoa. A peça faz um contraponto aos personagens da literatura clássica, apresentando uma princesa que se encontra com um animal bocejante que se torna seu amigo. Interativa, leve e com brincadeiras, a encenação ultrapassa o espaço “palco e plateia”, propondo uma sinergia entre atores e espectadores.
Anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho deste ano, em um grande evento no Teatro Guaíra, o projeto é inédito nesse formato no Paraná. “Eu tenho uma memória afetiva do teatro.
Eu fui a alguns espetáculos levado pela escola pública onde estudei na infância. E lembro até hoje. Por isso, pedi um projeto para darmos vida aos teatros e colocar o máximo de crianças de escolas públicas para participar desses eventos. E ele acontece do mesmo jeito do Cinema na Praça, com diversão gratuita para as pessoas”, afirma Ratinho Junior.
“Esse é um projeto que está totalmente alinhado à política pública desta gestão, que tem descentralizado as ações da cultura em diversos âmbitos, como fizemos com o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Por isso, teve a chancela e a participação ativa do governador desde o início”, reforça a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
O projeto Crianças no Teatro tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais que ficam concentradas nos grandes centros, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas. “A ideia é promover uma recepção cultural com os alunos e os educadores dentro dos espaços nas cidades.
Vamos abordar questões que vão despertar outras formas de arte e educação”, comenta Carol Scabora, coordenadora cultural e de produção dos espetáculos.
Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores serão convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico. Os educadores terão acesso a uma “Cartilha Educacional Digital”, por meio de QR Code, com jogos teatrais – um excelente recurso didático coletivo e reflexivo – para serem utilizados em salas de aula e como ferramenta de jogos lúdicos e de brincadeiras improvisatórias que são utilizadas na preparação teatral e artística.
O projeto Crianças no Teatro totalizará 132 apresentações na primeira edição. Estão previstas agendas, a partir de 2023, após a rodada no Sudoeste, em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.
FONTE – Secretaria da Cultura do Paraná