UMUARAMA NA ROTA DA
EXPEDIÇÃO NOVOS SORRISOS
Com o objetivo de promover a importância dos cuidados com a saúde bucal e devolver a autoestima para a população mais vulnerável, a Neodent, uma das maiores empresas de implantodontia do mundo, volta a colocar nas ruas de diversas cidades do Brasil a Expedição Novos Sorrisos.
Equipados com instrumentos e materiais odontológicos de última geração, os dois consultórios estabelecidos na unidade móvel do projeto oferecem comodidade, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que prestam as orientações.
A retomada da Expedição – que precisou ser interrompida em 2020 por conta do início da pandemia – acontece, coincidentemente, no mês que foi iniciada a terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O levantamento epidemiológico deve coletar dados da população em 422 municípios.
A boa notícia é que Umuarama está incluída no roteiro de viagem da Expedição Novos Sorrisos. As orientações serão realizadas de 25 de agosto a 16 de setembro no Lago Aratimbó - Rua Curió, 2650-2669 (Parque Lago). A ação, organizada pela Neodent, iniciou em Curitiba e, até o final do ano, o roteiro prevê passagens por outras cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Um dos pontos focais da Expedição Novos Sorrisos é o cadastro de profissionais voluntários, interessados em participar do projeto. Além dos dentistas que queiram reservar uma data para prestar orientações à população, as vagas também se destinam a outros profissionais da odontologia dispostos a auxiliar nos consultórios.
O cadastro do profissional deve ser feito por meio da página do projeto. As vagas estão abertas e seguem disponíveis durante o período da Expedição na cidade escolhida ou até serem preenchidas. Para participar, o interessado deve estar ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e assinar o termo de voluntário. Após a inscrição, receberá um treinamento básico da Neodent para as orientações e deverá comparecer no local durante o período escolhido.
“Sabemos da importância da saúde bucal para o bem-estar e autoestima das pessoas, e é isso que buscamos com a Expedição. Além de tudo, poder contar com a parceria de dentistas de várias regiões do país é muito gratificante para nós da Neodent, pois mostra que estamos juntos no propósito de mudar a vida das pessoas.”, avalia a diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa, Raphaela Borba.
SOBRE A EXPEDIÇÃO NOVOS SORRISOS
Criado em 2016, o projeto já devolveu sorrisos para milhares de pessoas em todo o país por meio de esclarecimentos sobre a importância da saúde bucal e a realização de atendimentos realizados pelo grupo de trabalho que viaja com a Expedição, em parceria com profissionais voluntários das cidades visitadas. Ao todo, mais de 5 mil pacientes e 200 voluntários já participaram da ação, que percorreu mais de 11 mil quilômetros passando por 30 cidades de norte a sul do país.
“Tivemos uma pausa no projeto em 2020 por conta do início da pandemia, mas, nesse período, conseguimos avaliar a importância que essas consultas têm na vida das pessoas, principalmente aquelas em vulnerabilidade social. A saúde bucal foi um dos cuidados mais afetados, muito pelo custo das consultas, mas também pelo medo na questão da segurança dos atendimentos”, analisa o dentista e coordenador de Responsabilidade Social da Neodent, João Piscinini.
Inicialmente realizada dentro de um trailer, a Expedição ganhou uma nova casa, uma carreta, que trouxe mais comodidade, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que realizarão os atendimentos. Até 22 pessoas poderão ser atendidas todos os dias nos dois consultórios montados dentro da estrutura.
Em cada cidade por onde passar, os interessados em receber orientações odontológicas devem agendar as consultas após a realização de um cadastro inicial - por telefone ou WhatsApp, no número (41) 99166-3504, pela internet ou presencialmente - e apresentar a carteira de identidade e o CPF. Em seguida, serão atendidos por profissionais para uma avaliação e orientação sobre saúde bucal e outros tratamentos, como implantes dentários.
Menores de idade poderão receber atendimento desde que acompanhados por um responsável.