BRASIL-ARGENTINA
CENSO DE ONÇAS-PINTADAS 2022
Na semana passada teve início o Censo de Onças-Pintadas no Corredor Verde do Brasil e Argentina. Esse monitoramento, que acontece a cada dois anos, é desenvolvido em parceria entre o Projeto Onças do Iguaçu e o Proyecto Yaguareté, na Argentina.
É importante destacar que é o maior esforço mundial de monitoramento de onças, com cerca de 600.000 hectares amostrados há quase 10 anos.
Esse é o décimo segundo censo de grande escala realizado para monitorar a população de onças-pintadas dessa região, que é monitorada desde 2003. O último censo, realizado em 2020/2021, estimou que existem entre 76 e 106 onças-pintadas no Corredor Verde como um todo, e entre 20 e 28 indivíduos do lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu.
“ONDE TEM ONÇA TEM VIDA”
Esse é o lema do censo. Como predador de topo de cadeia, a onça-pintada é um excelente indicador da qualidade do ambiente.
Por terra, rio e ar, as equipes dos dois projetos começaram a instalar as armadilhas fotográficas usadas para o censo, que vão ficar em campo por três meses, coletando dados sobre as onças. Serão mais de 250 estações de monitoramento com armadilhas fotográficas na floresta, cobrindo mais de 500 mil hectares de hábitat de onças-pintadas nos dois países, além de percorrer milhares de quilômetros com a esperança de que o resultado desse novo censo ajude a compreender qual a situação atual da espécie na região.