Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - arte nova mobile
ECOLOGIA
Um paraíso chamado Ilha Grande!
O Parque Nacional está comemorando 20 anos de criação; haverá festividades durante todo o mês de setembro nas cidades da região
Publicado em 01/09/2017 às 08:05 Italo
Um paraíso chamado Ilha Grande!

O Parque Nacional de Ilha Grande, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, vai completar 20 anos no dia 30 de setembro, mas as comemorações começam já neste fim de semana. Será um mês de festa!

A abertura oficial dos festejos ocorrerá nesta sexta (1º) na Lagoa Xambrê, em Altônia (PR). No sábado (2), haverá a inauguração do Portal Turístico do parque, em São Jorge do Patrocínio, na Praia Paracaí (PR), e do Centro de Apoio ao Visitante, em Alto Paraíso, Porto Figueira (PR). No domingo (3), será lançado o projeto Caminhadas na Natureza, com circuito Lagoa Xambrê–Altônia (PR).

 

ZONA DE RELEVÂNCIA INTERNACIONAL!

O aniversário do Parque Ilha Grande ocorre num momento especial: a unidade vive a expectativa de receber nos próximos dias o título de Sítio Ramsar (Zona Úmida de Relevância Internacional), como uma forma de reconhecimento pela importância da conservação das últimas áreas de várzeas do rio Paraná, em solo brasileiro, e da gestão realizada pelo ICMBio.

“Não poderíamos comemorar as várias conquistas do parque sem citar, também, o modelo diferenciado de gestão compartilhada, participativa e integrada, que teve início durante o seu processo de criação”, diz o chefe da unidade, Romano Pulzatto Neto, ao destacar os avanços obtidos pela unidade.

Ele lembra que em 1995 a sociedade e os políticos locais manifestaram interesse na criação do parque, participaram diretamente das articulações e negociações e, como consequência, passaram a atuar permanentemente na gestão do parque como parceiros.

“Essa forma de gestão foi aprimorada nos últimos anos pelo ICMBio, formando uma enorme rede, com atores diversos da esfera federal, estadual e principalmente municipal, além da sociedade representada pelo conselho gestor”, afirma Pulzatto.

 

VÁRIAS CONQUISTAS

Segundo o chefe, ainda se tem muitos desafios pela frente, afinal implementar uma unidade de conservação é um trabalho de médio a longo prazo, mas já há muito o que comemorar.

“O parque possui plano de manejo (em início de revisão), conselho gestor, regularização fundiária em andamento, negociações abertas com as populações tradicionais que de alguma forma utilizam o território da UC, uso público com uma autorização concedida desde 2015 e várias outras parcerias sendo estabelecidas no curto prazo”, enumera ele.

Na proteção, ainda segundo o chefe, o parque está concluindo o processo de retirada de construções irregulares, com mais de cem casas de veranistas demolidas, conseguiu reduzir as ocorrências de incêndios com a implantação do Manejo Integrado do Fogo (MIF), uma técnica preventiva, e as ações de fiscalização são feitas rotineiramente pelo ICMBio em parceria com as polícias ambientais do Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

MUITAS COMEMORAÇÕES NA REGIÃO

“Como forma de valorizar toda a rede de gestão do parque, decidimos comemorar o aniversário com diversas ações ocorrendo em várias datas, em todos os municípios que compõem a unidade de conservação, além de atrair a comunidade para conhecer e vivenciar de momentos agradáveis junto a natureza e participar diretamente das programações esportivas e educativas”, explica o chefe.

 

ILHA GRANDE É REALMENTE UM PARAÍSO!

O Parque Nacional de Ilha Grande esta localizado na Bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul sobre o arquipélago fluvial de Ilha Grande. Abrange nove municípios: Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no estado do Paraná e Mundo Novo, Eldorado, Itaquirai e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.

A proteção da região está ligada à longa luta pela preservação de áreas de várzeas do Rio Paraná, anteriormente afetadas pelo Lago de Itaipu que acabou com as Sete Quedas.

Os 78.875 hectares de Parque estão inseridos no complexo ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. Ele foi criado em 1997, a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo IBAMA e pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (CORIPA).

A região é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos de excepcional relevância para a compreensão da ocupação humana no sul do Continente Americano, incluindo-se as áreas de ocupação dos índios Xetá e cidades jesuíticas (índios Guarani).

O nome da unidade foi escolhido levando em consideração o mais significativo acidente geográfico da região, no caso a Ilha Grande ou Ilha Sete Quedas.

A região é o último trecho livre de represamento do Rio Paraná e apresenta um cenário dominado por lagos, lagoas, várzea continental e cerca de 180 ilhas e ilhotas, entre as quais Pacú, Peruzzi, Gaivotas, Tucano, Pavão, Capivara, São Francisco, Saraiva, Volta Redonda, Isabel, Bandeirantes, Ilha Joel, Major Valença e a própria Ilha Grande, com cerca de 120 km de comprimento e tendo em seu trecho mais largo, 10 km.

Nessas ilhas é possível observar uma rica biodiversidade. As lagoas também apresentam grande atratividade, como a Lagoa Xambrê, que é a maior lagoa marginal do estado do Paraná. Possui 5 mil metros de extensão por 3 mil metros de largura, sendo formada praticamente em toda a sua extensão por pântanos entre as águas, o que a faz tornar-se parecida com o pantanal do Mato Grosso do Sul.

As suas margens são constituídas pelo arenito Caiuá e a lagoa desempenha um papel importante para a manutenção das espécies de peixes do Rio Paraná. É possível utilizar caiaques, pedalinhos para apreciar a beleza natural dessa lagoa.

www.colunaitalo.com.br

CONFIRA a programação festiva dos 20 anos do Parque Nacional de Ilha Grande em notícia postada em Destaques do Dia deste portal Coluna ITALO.

Comentários
Veja também