Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
PARCERIA
HORTAS URBANAS EM UMUARAMA
Prefeitura e UEM firmam parceria para desenvolver hortas comunitárias
Publicado em 06/07/2022 às 10:01 Italo
HORTAS URBANAS EM UMUARAMA

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Umuarama firmou parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a implantação do Projeto Horta Urbana em três bairros da cidade – Parque Jabuticabeiras, Conjunto Residencial Córrego Longe e Jardim São Cristóvão, onde o processo está mais adiantado. A assinatura do contrato ocorreu na sexta-feira, no gabinete do prefeito Hermes Pimentel.

Pelo contrato, a Empresa Júnior de Agronomia da UEM (CAJ) vai prestar serviço de assistência técnica e orientações aos moradores desses bairros que decidirem participar do projeto, tornando-se pequenos produtores de hortaliças.

“A Prefeitura disponibilizará cavaco de madeira, calcário e maquinário para o preparo do solo e também as mudas. Já a UEM vai orientar e acompanhar os produtores, que terão canteiros individuais. A produção será destinada ao consumo familiar e os excedentes poderão ser vendidos, para gerar renda”, explicou o secretário de Agricultura do município, Cleverson Alvarenga.

O diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Teixeira, acrescentou que a horta do São Cristóvão já foi implantada em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), embaixo das linhas de transmissão que cortam o bairro. “Nas outras localidades já existe o projeto e em breve as hortas serão implantadas, agora que foi assegurada a assistência técnica dos alunos do curso de Agronomia da UEM”, informou.

O convênio, no valor de R$ 16 mil, prevê que cada aluno cumpra 20h de assistência técnica por mês, sob a supervisão de professores. “Essa orientação vai ser muito importante para as famílias que fazem parte da Horta Comunitária. A Prefeitura entra com a parte estrutural, os alunos e professores da UEM darão as orientações e a família vai apenas ter de cuidar da horta. Vamos monitorar os resultados deste projeto e futuramente devemos estendê-lo a outros bairros. Tenho certeza que será muito produtivo para todos os envolvidos”, apontou o prefeito Hermes Pimentel.

A assinatura do contrato teve ainda a presença do diretor do campus da UEM em Umuarama, professor Rodrigo Tartari, e do assessor especial dos campus regionais da universidade, Jeferson Botelho Soares, e do presidente da CAJ/UEM, Eduardo Henrique de Lima Souza.

SÃO CRISTÓVÃO

Neste bairro, uma área ociosa de mais de 21 mil m², pertencente à Copel, foi cedida para a implantação do Programa Cultivar Energia. O espaço, que fica embaixo das torres com linhas de alta-tensão, abriga uma horta comunitária que já conta com 21 famílias cadastradas. O programa da Copel tem até o momento oito hortas comunitárias implantadas no Estado – duas em Curitiba, três em Maringá, uma em Cascavel, uma em Ponta Grossa e uma em Marechal Cândido Rondon.

Umuarama é a nona a ser beneficiada. “Levamos às famílias a oportunidade de investir em uma tarefa que, ao mesmo tempo que ajuda na saúde mental, pode gerar ganhos financeiros”, observa Roberto Ponce, gerente regional da Copel. O programa teve início em 2013.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também