Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
PREPAREM-SE...
INVERNO CHEGA NESTA TERÇA (21)
Duas ou três ondas polares vão efetivamente gerar situações de muito frio
Publicado em 20/06/2022 às 19:42 Italo
INVERNO CHEGA NESTA TERÇA (21)

O inverno de 2022 começa oficialmente às 6h14 nesta terça-feira, dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.

Mas na verdade já estamos em clima gelado bem antes do previsto... A forte onda de frio do começo da segunda quinzena de maio de 2022 foi sentida em todas as Regiões do Brasil. A temperatura baixou para quase 5°C negativos aqui no Sul do Brasil. No Paraná aconteceram até geadas e marcaram os tais ‘dias mais frios do ano’, como a mídia repete sempre...

Durante essa onda de inverno ainda no outono, uma das perguntas mais recorrentes foi se este ano ainda poderemos ter uma outra onda de frio tão intensa e abrangente como esta observada no começo da segunda quinzena de maio de 2022. Isto é um sinal de que o inverno será rigoroso?

Já tivemos onda gelada neste começo de junho, entre os dias 6 e 7. Mas a massa de frio forte que está no radar dos meteorologistas da Climatempo vai chegar ao Brasil na segunda quinzena de junho.

A meteorologia já avisa que esta massa de ar frio esperada para a segunda quinzena de junho de 2022 é preocupante.

Embora essa onda de frio cause até uma queda de temperatura no Acre e em Rondônia, na Região Centro-Oeste, o efeito desta massa de ar frio deve ser basicamente em Mato Grosso do Sul e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso.

O INVERNO DE 2022 SERÁ MUITO FRIO?

Considerando a intensidade, o instituto avalia que sim e que passagem das massas de frio será frequente, mas nem todas serão tão abrangentes como a da segunda quinzena de maio. Na intensidade, sim. Mas não obrigatoriamente vai fazer frio o tempo todo. O frio poderá ser pior no Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul.

E fica o alerta que, até o fim de julho, é possível que o Brasil experimente novamente uma onda de frio parecida com a que gelou o País no começo da segunda quinzena de maio.

ONDAS DE FRIO SÃO ESPERADAS

O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no Brasil. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o País ao longo do inverno.

A previsão é que diversas massas de ar frio acontecerão, mas até agora, somente duas parecem ter potencial para efetivamente espalhar o frio intenso pelo País: uma na segunda quinzena de junho e outra em julho. Outra moderada a forte é esperada para agosto.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também