Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
PREVISÃO DO TEMPO
Onda de frio traz geada ao Paraná
No sul do Brasil em março e abril já vai ter risco de geadas intensas nas áreas agrícolas
Publicado em 28/03/2022 às 09:43 Italo
Onda de frio traz geada ao Paraná

Depois de tantos meses de calor intenso e de chuvas que causaram caos de norte a sul do Brasil, enfim, teremos agora uma mudança climática muito acentuada, segundo previsões de diversos institutos de meteorologia.

Ao que tudo indica na previsão do tempo, 2022 será um ano com as condições climáticas de muita variação, com chuvas irregulares e geadas precoces.

A projeção de março, abril, maio, ou seja, praticamente outono e inverno tem a La Niña desenvolvida e bem acentuada, de modo de fraca a moderada, talvez até moderada a forte em alguns momentos. O Atlântico ajudando aqui na estação chuvosa e isso pode ajudar de repente algum evento de chuva. Que já está sinalizando no finalzinho de fevereiro, começo de março, então talvez a gente tem uma esperança de ter pelo menos uma aguada no milho safrinha, no Rio Grande do Sul que dê para ajudar em alguma coisa de pastagem, de lavouras de inverno, alguma coisinha e na parte da fruticultura também.

2022 é um ano com uma situação que realmente preocupa: No sul continua com chuva extremamente irregular. Argentina Uruguai, Mato Grosso do Sul, São Paulo para baixo, no centro-oeste, a estação seca pode começar um pouco mais cedo. Já começa nesse período a ter entrada de massas de ar frio com mais intensidade. No sul, provavelmente as primeiras geadas danosas já vão aparecer em março e abril já vai ter risco de geada bem mais intensa nas áreas de agricultura. As primeiras geadas podem aparecer nas áreas mais elevadas, de 800 metros para mais e entre final de março e abrir primeiro os primeiros 20 dias de abril.

Então, muita gente arriscou a plantar, é o milho para forragem, alguma coisinha de feijão segunda época, alguma coisa de soja, segunda época entre o noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, talvez alguma coisa no Planalto norte catarinense e partes do Paraná também arriscaram nessa parte, já começa a ter algum risco.

Não só em relação a geada, mas também as madrugadas mais frias e isso pode favorecer a doença. Começa aparecer os nevoeiros também e quando chegar da segunda metade de abril, a primeira metade de maio já começa a ter um risco de geada em boa parte do Rio Grande, boa parte de Santa Catarina e uma parte do Paraná já começam a ter risco de geada com potencial de danos.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também