É BOM DEMAIS DA CONTA
Pesca no caiaque é a nova moda no Paranazão
Acabou a temporada da piracema e os rios paranaenses voltaram a ficar movimentados com pescadores saudosos de seu esporte predileto.
Nestes primeiros dias pós-piracema no Rio Paraná notou-se o surgimento de uma nova modalidade de pesca esportiva, conforme imagens que vem sendo publicados nas redes sociais. Trata-se da pescaria com caiaque.
Esses pescadores modernos estão por todos os lados do Paranazão, em passeios entre os portos ao longo do Parque Nacional de Ilha Grande, ou nas prainhas e portos; e agora com a abertura Pesca 2022, é possível encontrar turistas praticando a pesca esportiva, de caiaque.
Uns motorizados, outros, apenas com auxílio dos remos. Mas os pescadores garantem que “é divertido”. E os adeptos dessa modalidade, praticam somente a pesca esportiva.
Ao contrário da pesca predatória, a pesca esportiva com caiaque devolve os peixes ao rio – o tal do ‘pesca e solta’ - pois num caiaque é impossível levar uma carga meio pesada de peixes. Além da aventura, os pescadores de caiaque se divertem muito apreciando a imensa paisagem e os animais silvestres que andam nas beiradas das ilhas.
E eles chamam a atenção dos pescadores mais tradicionalistas, porque seus caiaques são coloridos e movidos a motores modernos. Pelas postagens no Facebook, conferimos que entre a galera da pesca de caiaque no Paranazão estão turistas de UMUARAMA, Paranavaí, Guaíra e Cianorte, do Paraná, e Naviraí e Dourados, do Mato Grosso do Sul.
Reportagem de ITALO FÁBIO CASCIOLA