Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - MOBILE MARÇO
Anúncio - PONTA DE ESTOQUE 2022
Anúncio - DIA DOS PAIS 2022 MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner mobile rodapé
ELA É SENSACIONAL
Guaíra confirma a Festa das Nações
O grande evento, um dos maiores do Paraná, acontecerá nos dias 11 a 15 de novembro
Publicado em 14/03/2022 às 09:33 Italo
Guaíra confirma a Festa das Nações

Na quarta-feira passada (9), o Município de Guaíra, junto a ACIAG — Associação Comercial Empresarial de Guaíra, promoveram uma reunião no Paço Municipal sobre a realização da Festa das Nações em 2022.

Primeiramente, é importante destacar que a Festa das Nações é o maior e mais consagrado evento da cidade. Possui o intuito de fomentar o setor cultural, turístico, comercial, e, principalmente, o solidário. Isso ocorre, pois a renda arrecadada na festa é destinada às sete principais entidades beneficentes de Guaíra: APMI — Associação de Proteção à Maternidade e à Infânia de Guaíra; Associação Pestalozzi; Pastoral da Criança; AGAPE VIVA — Associação Guairense de Pessoas com Deficiência; ASSISTE GUAÍRA; Lar São José; Casa da Sopa Amor e Caridade.

Cada uma das entidades é responsável por conduzir os trabalhos em cada barraca cultural da festa. As barracas culturais representam as 7 colônias que povoaram a cidade, sendo elas: japonesa, árabe, portuguesa, brasileira, paraguaia, alemã e italiana.

A Festa é marcada pela grande movimentação local e regional de pessoas dispostas a saborear as comidas e atrações típicas em cada barraca cultural, além de outras atrativos, como: shows ao vivo de bandas nacionais e locais; parque de diversões; área empresarial, etc.

Em 2015, uma grande novidade passou a atrair mais cidadãos da área rural e interessados no ramo, a Fronteira do Leite. Ali, a nova atração já firmava seu destaque e tradição no evento. Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus e o cancelamento/suspensão das festas sociais, a Festa das Nações no ano de 2020 foi cancelada. A partir de então, as entidades beneficentes mantiveram os trabalhos diários com as poucas doações e iniciativas solidárias.

Neste ano de 2022, com a flexibilização das medidas sanitárias e o enfrentamento da pandemia com a vacinação em massa, o Município de Guaíra retoma as tratativas para a realização da grande festa.

Representando o Executivo Municipal, participaram o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento; o vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter; e o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie. Da ACIAG, estiveram presentes: presidente, Osmar Volpatto; vice-presidente, Jair Schllemer; vice-presidente do núcleo setorial e vice-presidente da COMEG — Conselho das Mulheres Empresárias de Guaíra, Ianes Simonini Schmitz; vice-presidente de Comércio, Altieres Martinazzo, e sua suplente Marilda Calheiro; suplente de secretário-geral, Regina Ranno; vice-presidente de indústria, Mauro Vanin; vice-presidente de Desenvolvimento Socioeconômico, Sebastião Santana; vice-presidente do Departamento Jurídico, Cassius Vilande; conselheiros fiscais, Edson Pepi e Walter Fabiano; diretor executivo, Nilso Oliveira; suplente do vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Nelson Pereira de Sales; empresárias: Claudia Volpatto, Silvia Reg., e Jucineia dos Reis.

Um dos grandes questionamentos levantados na reunião foram as datas de realização do evento.

Considerando o período eleitoral deste ano e o limite de investimentos que o poder público pode realizar dentro do prazo legal, e em observação ao cronograma de feriados previstos, a data da 44ª Festa das Nações ficou definida entre os dias 11 a 15 de novembro.

Vale ressaltar que o Município de Guaíra é um dos principais apoiadores da festa, por isso é muito importante que ela ocorra após o período eleitoral, para que o governo municipal possa dar o devido investimento para a realização do evento e apoio às entidades.

O prefeito Heraldo Trento fez questão de enfatizar que a realização desta festa nesta época do ano se dará exclusivamente por conta da pandemia, pois, não há tempo hábil para a devida organização do evento no período tradicional do fim do mês de abril e início de maio. “A intenção é que tenhamos duas grandes festas. A Festa das Nações no seu período tradicional de abril, e que o aniversário da cidade também seja celebrado com outra grande festa em novembro”, pontuou o prefeito.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também