Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
UMUARAMA
Capital da Educação do PR por 2 dias!
Reunião com os chefes dos Núcleos Regionais da Educação do Paraná
Publicado em 21/08/2017 às 17:01 Italo
Capital da Educação do PR por 2 dias!

Umuarama receberá nesta semana a visita da Secretária da Educação do Paraná, professora Ana Seres Trento Comin. Ela vem especialmente para presidir uma reunião com os chefes dos Núcleos Regionais da Educação do Paraná, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto no salão de eventos do Spazio Hotel.

A secretária da Educação do Paraná será recepcionada pela chefe do Núcleo Regional da Educação de Umuarama, professora Gilmara Ana Zanata, que informou ao Portal ITALO que “o encontro tem como objetivo debater sobre questões pontuais de cada regional, trocar experiências e encaminhamentos dos assuntos do cotidiano dos NREs e terá a presença de coordenadores da Secretaria de Estado da Educação e os chefes dos 32 Núcleos Regionais da Educação (NREs)”.

Vale conferir a pauta a ser seguida durante esses dois dias em Umuarama:

 

SIMPÓSIO: EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO (apenas para Foz do Iguaçu).

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), visando aprimorar a oferta da educação escolar aos estudantes, propõe a ampliação dos tempos e espaços de sua aprendizagem, de forma que o processo educacional contemple a formação humana integral.

 

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – PARCERIA COM O SEBRAE/PR

A Secretaria de Estado da Educação renovou na quarta-feira (16), em Curitiba, o convênio com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para a oferta de cursos de educação empreendedora nas escolas estaduais. A parceria faz parte da política de Educação Integral em Jornada Ampliada da Secretaria da Educação para expansão de atividades ofertadas aos alunos em turnos complementares.

O convênio tem duração de dois anos e vai contemplar mais de 5 mil estudantes de 64 escolas da rede estadual de ensino. As atividades acontecem em quatro horas-aula ofertadas no mínimo em dois dias letivos da semana e são desenvolvidas por 128 professores com licenciatura em História ou Geografia, no Ensino Fundamental, além de 64 professores com licenciatura em História, Geografia, Sociologia ou Filosofia, no Ensino Médio.

A parceria também prevê a formação para os professores das unidades selecionadas. Os cursos estão previstos para iniciar em setembro, com duração de 24 horas para os docentes não que participaram da formação no ano passado, e de oito horas para os que já concluíram a primeira etapa. O material didático foi disponibilizado pelo Sebrae.

 

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES

O governador Beto Richa nomeou em agosto 287 professores e pedagogos para atuar na rede estadual de ensino. Os nomeados foram aprovados em concurso público e já assumiram uma carga horária de 20 horas semanais nas disciplinas de Português, Matemática, Biologia, História, Química, Geografia, Arte e Inglês.

Os novos professores já atuam em instituições de ensino da rede estadual de ensino dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) da Área Metropolitana Sul e Norte, Curitiba, Campo Mourão, Cianorte, Francisco Beltrão, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

 

PAGAMENTO DE PROGRESSÃO E PROMOÇÃO

2015 e 2016 – Em junho deste ano o Governo do Estado pagou a primeira parcela referente a anos anteriores das promoções e progressões do servidores. Serão sete parcelas mensais até dezembro. Na área da educação são aproximadamente 75 mil benefícios implantados.

2017 – O governador Beto Richa autorizou a implantação, na folha de agosto, de 15 mil promoções e progressões para funcionários da educação e a promoção para 372 professores. A partir de outubro, começam a ser implantadas as progressões para cerca de 21 mil professores. Serão contemplados os servidores que já cumpriram os requisitos necessários para a aquisição desses benefícios em 2017.

Até o fim deste ano as promoções e progressões totalizarão R$ 98 milhões somente na área da Educação.

 

APLICATIVO ESCOLA PARANÁ

Lançado pelo governador Beto Richa e pela secretária da Educação, professora Ana Seres, o aplicativo Escola Paraná permite que estudantes, pais e familiares façam a consulta de notas, grade de aulas, eventos escolares (jogos, palestras, reuniões) e até interação com professores e colegas, via mensagens. A novidade foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e já está disponível para sistemas Android e iOS.

Para acessar o app, basta entrar com o número da matrícula (estudantes) ou CPF (caso dos pais ou responsáveis). Na plataforma é possível fazer consultas de notas, calendário de avaliações, entrega de trabalhos, eventos da unidade (jogos, reuniões da APMF).

Os pais ou responsáveis podem fazer o acompanhando do desempenho do aluno por matérias e períodos, acessar a resumos dos horários de aulas, além de consultar quais matérias e até professores o aluno terá no dia. Outra opção é a possibilidade de acessar os boletins e as datas de provas dos filhos, por exemplo.

 

CONECTADOS 2.0

É uma ação Governo do Estado para ampliar o parque tecnológico das escolas da rede estadual de ensino e favorecer e ampliar a discussão e o uso de tecnologias educacionais junto à comunidade escolar. O programa envolve 500 escolas que ofertam educação em tempo integral no turno único, escolas rurais, unidades que trabalham com salas de recursos multifuncionais, escolas que já incorporaram as tecnologias em seu dia a dia e outras que possuem poucos recursos tecnológicos disponíveis.

Em 2016, mais de mil professores de 70 escolas participaram da formação. Além dos cursos e palestras com pesquisadores e especialistas, as escolas também receberam kit de equipamentos e acompanhamento pedagógico das equipes de tecnologia educacional da Secretaria de Educação.

Para colocar em prática as novas tecnologias educacionais as escolas poderão escolher entre dez opções qual o conjunto de equipamentos que se encaixa melhor em suas necessidades tecnológicas. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Os kits contêm câmera fotográfica, gravador de áudio, notebooks, laptop, impressora 3D, roteadores, equipamentos para rede sem fio e projetores multimídias.

www.colunaitalo.com.br

A Secretária da Educação do Paraná, professora Ana Seres Trento Comin.

A professora Gilmara Ana Zanata, chefe do Núcleo Regional da Educação de Umuarama.

Comentários
Veja também