Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!
Umuarama ficou ainda mais bonita!!!
Cores laranja, vermelho e rosa em tons fortes no céu, um show que surpreende e encanta...
Publicado em 04/02/2022 às 18:52 Italo
Umuarama ficou ainda mais bonita!!!

Os fins das tardes em Umuarama, assim como em centenas de cidades de norte a sul do Brasil, se tornaram atração e os comentários de alegria bombam nas redes sociais.

O por-do-sol agora exibe as cores laranja, vermelho e rosa em tons fortes, um verdadeiro show que surpreende e encanta os observadores, todos curiosos em saber o que está acontecendo que o céu ficou ainda mais belo...

O FORTE CALOR SERIA O AUTOR DO NOVO CENÁRIO?

Essas cores vibrantes na abóboda celeste nada têm a ver com as temperaturas altas que castigam nossa região nos últimos dias, com os termômetros marcando até mais de 40 graus!

A explicação desse fenômeno está a 13 mil quilômetros de distância do Brasil, na erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado próximo ao norte da capital de Tonga, Nuku'alofa. A explosão ocorreu no dia 15 de janeiro e teve intensidade 500 vezes mais forte que a bomba atômica que atingiu Hiroshima, por exemplo.

O impacto gerou um tsunami de grandes proporções, com ondas gigantescas de até 15 metros, que destruíram povoados inteiros, causando mortes e pânico. Um cabo óptico também foi rompido, cortando temporariamente as comunicações do país.

Os efeitos foram longe. Um tsunami chegou ao sul do Pacífico e inundações foram registradas também na cidade de Santa Cruz, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos. No Japão, autoridades relataram uma onda de 1,2 metro na remota ilha de Amami. O magma quente entrou em contato direto com a água fria, criando explosões de velocidade supersônica, gerando estrondos ouvidos até no Alasca. Na sequência, as partículas expelidas pelo vulcão passaram a viajar pelo planeta, passando por países da África, Austrália e chegando ao Brasil.

E são exatamente elas as responsáveis pelo colorido do céu. O dióxido de enxofre expelido pelo vulcão reage na atmosfera e forma aerossóis de sulfato, ou seja, partículas finas que viajam grandes distâncias pelo mundo afora. As partículas do vulcão de Tonga, quando iluminadas pelo sol, acabam “tingindo” o céu. No amanhecer e no entardecer, quando o astro-rei está baixo, surgem esses tons. Eles espalham os raios solares e formam essas cores mais intensas, que chamam a atenção, informam os especialistas em climatologia. O fenômeno continuará por mais alguns dias, segundo o instituto Climatempo.

CURTAM AS IMAGENS!

Curtam o céu com essas cores fantásticas que cobrem a Capital da Amizade, registradas nos últimos dias pela fotógrafa Mayara Cristina, uma artista que tem o dom de clicar para a posteridade as belezas divinas da Natureza e de nossa amada Umuarama! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também