Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
ALERTA!
Cuidado, perigo: O calor pode matar!
As altas temperaturas do verão aumentam o risco de infarto ou AVC (derrame)
Publicado em 17/01/2022 às 19:54 Italo
Cuidado, perigo: O calor pode matar!

Nestes dias quentes, em que as temperaturas batem nos 40 graus, o forte calor ameaça as pessoas que sofrem de hipertensão. Ele pode favorecer a vasodilatação no corpo, processo em que ocorre uma dilatação nos vasos sanguíneos, e pode provocar mudanças da pressão sanguínea pelo corpo.

Esse processo pode resultar em possíveis casos de redução de pressão arterial, além da desidratação gerando desmaios, tonturas e arritmia cardíaca. As altas temperaturas aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca, elevando, assim, o risco de sofrer um infarto ou um derrame.

Trabalhos científicos tem demostrado que temperaturas elevadas podem aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares – especialmente nas pessoas com mais de 50 anos de idade.

RISCO DE INFARTO AUMENTA

O risco de infarto aumenta quando as temperaturas passam de 32ºC, o que é comum no verão, e além de ser mais grave para quem já sofre com colesterol alto e hipertensão arterial. A medida em que o organismo se desidrata, ele fecha os vasos sanguíneos para manter a pressão arterial, e aumentar os batimentos cardíacos para se sustentar.

Segundo o cardiologista e coordenador do Programa de Infarto Agudo do Miocárdio, Dr. Leopoldo Piegas, as pessoas obesas, diabéticas e portadoras de algum problema cardiovascular, fazem parte do grupo de maior risco, e são as mais propensas a sofrer com as altas temperaturas.

“A orientação nestes dias quentes é manter-se sempre hidratado, evitar a exposição direta ao sol e fazer refeições leves, que exigem menos esforço do organismo durante a digestão. As altas temperaturas causam dores de cabeça, desconforto, desidratação, cansaço e podem aumentar o risco de morte precoce por problemas cardiovasculares”, esclarece Dr. Piegas.

Atenção redobrada com o grupo de risco: as pessoas que fazem parte do grupo de risco não podem fazer exercícios físicos sem uma avaliação médica prévia, assim como não devem abusar da alimentação. “É recomendado cautela também com as comidas típicas do período de férias na praia, principalmente aquelas com alto teor de colesterol – importante fator de risco para aterosclerose -, além de evitar o excesso de bebidas alcoólicas”, recomenda.

Outra recomendação importante é feita para pacientes que usam medicamentos. No verão, o calor e a umidade aumentam a perda de água e sais minerais através da transpiração e da respiração. “Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido. A atenção deve ser redobrada em pessoas de maior idade e que fazem uso de diuréticos. Pessoas hipertensas, que precisam controlar a pressão arterial com frequência, devem ficar atentas à tendência natural do corpo de baixar a pressão no calor.

Uma reavaliação médica durante o período de férias pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos”, alerta o cardiologista do HCor.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS QUE PODEM INDICAR UM INFARTO OU AVC NESTES DIAS DE MUITO CALOR:

• Dor no peito que pode irradiar para o braço, costas ou para o queixo

• Sensação estranha na garganta

• Tontura ou dor de cabeça inesperada e inexplicada

• Batimento cardíaco acelerado.

SINTOMAS DE INFARTO FEMININO PODEM SER DIFERENTES

Quais são os sintomas de infarto feminino? O infarto em mulheres pode ter sintomas diferentes, isso porque no público feminino eles podem dar a entender que o problema não é no coração. Os sintomas de infarto feminino podem ser típicos ou atípicos. Os típicos são:

+ Dor no peito da mulher ou desconforto na região do peitoral, em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, para as costas e até para o rosto; Essa dor pode ser acompanhada de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.

Mas são os sintomas de ataque cardíaco feminino mais atípicos que podem confundir e devem ser observados com bastante cuidado. São eles:

+ Dor abdominal, que pode parecer com gastrite, esofagite ou refluxo;

+ Enjoo;

+ Mal-estar geral;

+ Cansaço excessivo sem causa aparente.

Se notar algum desses sintomas, vá imediatamente a uma unidade de pronto atendimento. Outro ponto importante a destacar é que o corpo pode dar alguns sinais, mesmo semanas antes do ataque cardíaco ocorrer de fato.

Alguns sintomas de infarto feminino um mês antes dele acontecer podem ser:

+ fadiga incomum;

+ distúrbios do sono;

+ falta de ar;

+ indigestão;

+ ansiedade;

+ coração acelerado e sensação de peso ou fraqueza nos braços.

Maiores informações sobre Cardiologia podem ser encontradas  CLICANDO AQUI

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também