PAPAI NOITALO DESEJA:
O Natal do reencontro dos amigos!
Umuarama, a Capital da Amizade, celebrada como o lugar onde os amigos se reúnem, no Natal do ano passado não teve a alegria das grandes festas de antigamente. O dia 25 de Dezembro passado se resumiu à reunião de familiares guardando as “normas sanitárias”, ordem que a gente vem ouvindo milhares de vezes desde o início de 2020...
Os amigos de fé e irmãos camaradas, afastados uns dos outros pelo terrível coronavírus, no máximo se reencontraram no Facebook ou no Whatsap, trocando mensagens de afeto e de saudade.
CHEGOU A HORA DO REENCONTRO
Depois de quase dois longos anos de isolamento, sentimos no ar que estamos voltando a viver em segurança (respeitando as “normas sanitárias”, repito!) e reassumindo o direito de ir e vir pela geografia urbana de nossa amada Umuarama.
E já estamos curtindo ansiosamente a contagem regressiva para celebrar o Natal, afinal falta pouco mais de um mês para confraternizar com Papai Noel, familiares e amigos comemorando o nascimento de Jesus! (Vale aqui uma bronca: a festa é de Jesus não do Papai Noel, criatura ‘inventada’ pelos marqueteiros espertos para vender, faturar e ficar ricos! Talkei?) Este é o Natal do otimismo e do reencontro, quando voltaremos a nos reunir novamente e brindar principalmente a vida e a esperança de dias melhores!
COMÉRCIO ESTÁ ANIMADÍSSIMO
Para a economia, esse reencontro também é muito aguardado. Comércio, serviços e indústria estão otimistas com as vendas no período, considerada a principal data comercial do calendário.
Meses antes da data, lojistas e empresários dos mais variados segmentos se preparam para as vendas de Natal, e a expectativa é das melhores. Segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do período devem movimentar R$ 34,3 bilhões somente no comércio varejista, alta de 4,3% em comparação com a mesma data do ano passado. Repetindo: R$ 34 bilhões que vão circular turbinando a economia tão abalada desde o ano passado... Ainda de acordo com a CNC, a diminuição das medidas restritivas fará com que a contratação de trabalhadores temporários atinja 94,2 mil brasileiros. A projeção se baseia na estimativa do crescimento para as vendas no período do Natal deste ano. Uma vez confirmada esta previsão, o varejo produzirá a maior oferta de trabalho temporário desde o Natal de 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos sazonais.
CHEGA DE SOFRÊNCIA...
São previsões que demonstram todo o otimismo com a data. Sentimento mais que necessário para dar ânimo ao consumidor e principalmente aos empresários deste segmento, um dos mais prejudicados durante a pandemia e que passou por momentos muito difíceis, como quando precisou fechar as portas dos seus estabelecimentos. Agora, nesta ‘volta ao normal’, é chegada a hora do comércio mostrar mais uma vez sua força e retomar o caminho do crescimento. E a motivação maior é a Campanha Natal de Esperança, que está fazendo o maior sucesso com a adesão do empresariado umuaramense.
Prova dessa força é que, através dessa campanha, voltou o sorteio de carros e motos entre os consumidores – que está causando o corre-corre às compras por parte dos moradores de Umuarama e das cidades vizinhas. E chega de falas pessimistas, melancólicas e derrotistas. Vamos voltar a repercutir otimismo, alegria, prosperidade, amizade e esperança de um futuro maravilhoso para todos nós. Então é Natal, tempo de alegria e oração. Ho Ho Ho!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)