Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
HISTÓRIA
São Lucas, o Patrono da Medicina
Era médico, considerado um dos mais intelectuais discípulos de Cristo
Publicado em 18/10/2021 às 09:46 Italo
São Lucas, o Patrono da Medicina

A origem do Dia do Médico está diretamente ligada à história cristã. Comemorado hoje em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos foi escolhido pela associação com a Igreja Católica, que nesse dia reverencia São Lucas. Ele estudou Medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, sendo considerado um dos mais intelectuais discípulos de JESUS Cristo.

A tradição de ter Lucas como patrono da Medicina – ou Padroeiro dos Médicos -, se iniciou por volta do século 15 e, segundo historiadores, ele tinha maior cultura que os outros evangelistas e em seus evangelhos utilizava uma linguagem mais aprimorada do que a de outros apóstolos. A terminologia empregada por Lucas em seus escritos se tornou outra prova indireta da sua condição de médico. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico.

A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de São Lucas.

Segundo historiadores, Lucas considerava que o poder dos deuses seria mera sugestão, mas com influência benéfica para a cura, uma vez que a mente do enfermo possui uma energia capaz de aliviar ou vencer muitos de seus males, quando devidamente conduzida. Muitas das curas atribuídas a Lucas, além da eficácia dos tratamentos com ervas e outros remédios naturais, têm sido consideradas milagrosas.

Ele nasceu em Antióquia, atual Síria e morreu em Bithynia, em data não definida, quando foi decapitado por pregar e difundir os ensinamentos de Jesus.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Médico de homens e de almas: Estátua gigante de São Lucas, no centro de Roma, Itália.

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também