PANE GLOBAL!
Apocalipse digital fez o mundo parar!
Não foi só com você — nem foi culpa do seu roteador ou da sua conexão... Os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar globalmente na segunda-feira (4) por 7 horas seguidas, desde meio-dia até o início da noite. Ninguém conseguia enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook.
Por volta das 19 horas, o Instagram e o Facebook começaram a dar sinais de vida, mas o WhatsApp continuava com erro. Além da comunicação entre milhões de internautas, o problema gerou perda de venda para lojistas que trabalham nessas plataformas. Para Aloisio Correa, especialista em tecnologia da informação e diretor superintendente da Galgo Sistemas de Informações S.A., o impacto da falha nas redes sociais é incomensurável. Segundo ele, o problema gera impactos diferentes para cada uma das plataformas.
"No Facebook e no Instagram, que são mais redes sociais, tve um impacto grande para quem é anunciante. Essas redes ganham muito dinheiro com a venda de anúncios. Imagina um anunciante que tem uma campanha publicitária e está fazendo o lançamento de um produto e se baseou nessas redes para isso? Para eles, isso é uma perda gigantesca".
O especialista acredita que essa falha pode acarretar inclusive problemas jurídicos. "Isso trás um problema gigantesco, na perspectiva da rede social, muito pelo lado do anunciante. O Facebook e o Instagram deixam de ganhar receita, mas eles não vão ficar mais pobres por causa disso. Já para uma empresa que está lançando um produto, uma moda, um sapato, um carro, isso é um prejuízo gigantesco". "O Whatsapp, hoje, virou uma ferramenta de uso para todos nós, do nosso dia-a-dia. Além da comunicação entre os amigos e familiares, ele é uma ferramenta de negócios. Muitas empresas e serviços se baseiam nele para fazer suas vendas. Seja uma pequena quitanda, uma loja de comida, serviços".
'APOCALIPSE' DIGITAL
Depois dos problemas com as três redes sociais, o aplicativo de mensagens Telegram também apresentou instabilidade, que foi relatada pelos usuários ao site Downdetector, que mostra informações em tempo real sobre o status de vários sites e serviços. Como se essas quedas não fossem um caos suficiente para os internautas, alguns sites de bancos, de reuniões e aulas on-line, o aplicativo Tik Tok e, até mesmo, o Twitter começaram a apresentar erros de conexão. Nos Estados Unidos, cinco redes de celulares estiveram fora do ar e segundo o Downdetector, as queixas começaram entre 12 horas e 12:30 horas. Quatro horas após o início da queda, a operadora americana T-Mobile já acumulava 16,2 mil queixas!
ALTERNATIVAS PARA O PROBLEMA
Segundo o especialista, a alternativa dos comerciantes sem conexão seria buscar os concorrentes dessas plataformas. No caso do WhatsApp, seria o Telegram, que também enfrentou problemas de instabilidade .
Entretanto, Aloisio Correa acredita que isso se deve ao grande fluxo de pessoas que migraram para a ferramenta. "Provavelmente, ele também deve estar enfrentando dificuldade porque milhões de pessoas correm para a ferramenta. E, se você tem uma tecnologia dimensionada para uma certa demanda e ela explode, não há capacidade de atender. É o que está acontecendo com o Telegram nessa hora, ele não está conseguindo atender a tantos usuários", diz Correa. "No caso do Instagram, por exemplo, que tem recursos de vídeos, a pessoa acaba correndo para o concorrente, como o Tik Tok. Mas tem o problema do anunciante. Ele está pagando para colocar o anúncio no stream do Instagram e ele não está funcionando", completa. Ele ressalta que a falha é um problema global.
"É um problema sério, é global e não localizado. São bilhões de pessoas afetadas". E aponta ainda a falta de informações consistentes para os anunciantes e usuários.
"Os comunicados não dizem nada. A medida de uma empresa de serviços como essa deveria ser oposta. Dizer que estão passando por dificuldades tecnológicas, se identificaram ou não o problema, estimativa de restabelecimento de tanto tempo".
CANAIS DE VENDAS MAIS USADOS NA PANDEMIA
O especialista lembra também que, com a pandemia, WhatsApp e Instagram passaram a ser mais usados como canais de vendas. "Você quer comprar um produto ou contratar um serviço e usa essas redes como canais de compras. A pandemia reforçou isso, com todo mundo em casa o mundo digital explodiu. Isso é um prejuízo de bilhões de dólares, que é até difícil estimar. Não tem nem métrica para estimar quanto se perde com os três (WhatsApp, Facebook e Instagram) fora do ar, por mais de cinco horas". No Brasil, o comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021 e atingiu R$ 53,4 bilhões em faturamento.
O resultado aponta um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo números da 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco.